O ano começou, mas ainda é tempo de planejar as metas para 2023

Com organização, as chances de alcançar objetivos pessoais e profissionais aumentam


Todo início de ano traz consigo a sensação de recomeço. Inúmeras pessoas entendem esse momento como uma oportunidade para adotar novos hábitos, começar a praticar atividades físicas e até mesmo construir uma nova rotina. O fato é que sempre é tempo para reavaliar propósitos e redirecionar as rotas.

Dessa maneira, embora 2023 já tenha começado, ainda é possível tecer planos para ter um ano mais próspero e positivo. O clássico exercício de colocar por escrito as principais intenções permanece como uma das alternativas mais eficientes para quem tem resoluções a cumprir. Mas fazer com que essa lista não represente apenas aspirações exige uma pitada de reflexão, autoconhecimento e determinação. 

Técnicas de planejamento são fortes aliadas no processo de construção das metas. O método SMART contribui para uma seleção prática dos objetivos, considerando níveis de especificidade, aferição, realidade, relevância e prazo. Outra ferramenta interessante é o PDCA, que foca em traçar um plano de ação, colocá-lo em prática, verificar os resultados e reproduzir o ciclo de sucesso. 

7 passos para criar sua lista de metas para 2023

Independentemente da afinidade com a linguagem desses métodos, os preceitos apresentados por eles proporcionam benefícios suficientes para justificar a adaptação das técnicas na definição de metas anuais. A fim de facilitar o acesso, sistematizamos 7 passos para a criação e execução de uma lista de metas ideal para 2023. Confira: 

1 - Pratique a autorresponsabilidade

O primeiro passo para ter um ano com mais realizações é assumir a responsabilidade pelos seus projetos, do planejamento até as ações cotidianas. Seja o principal autor da concretização dos seus sonhos.  

2 - Tenha metas reais 

Com a autorresponsabilidade estabelecida, analise o panorama atual e verifique o que pode ser mudado a partir de foco e determinação. 

3 - Projete o futuro

Ciente das mudanças possíveis para a sua realidade, tente visualizar sua versão futura conquistando os propósitos desenhados atualmente. Esse exercício pode ser refeito todas as vezes que precisar se motivar. 

4 - Estabeleça etapas

A definição de fases e ações necessárias para chegar até as metas é tão importante quanto a própria lista de desejos. Uma pessoa que pretende prestar provas de concursos em 2023, por exemplo, precisa colocar em sua rotina diária horários exclusivos para estudos e revisões. 

5 - Trabalhe com prazos

É comum que, com o passar dos dias, apareçam situações onde a propensão a perder de vista os objetivos aumenta. Para evitar cair em tentações, crie prazos para cumprir cada etapa ou até mesmo o objetivo em si. 

6 - Encare desafios

Mesmo que a realidade imponha alguns limites, tente, na medida do possível, estar frente às novidades e aos desafios, seja com cursos, workshops ou viagens para networking. 

7 - Refaça a rota

É recomendável acompanhar a lista de objetivos com certa frequência, não apenas para lembrar das tarefas a serem feitas, como também para fazer adequações, caso necessário. Lembre-se que a vida é dinâmica e, por isso, deve-se ter flexibilidade para adequar os sonhos ao inesperado que, vez ou outra, bate à porta. 

As dicas apresentadas podem ser úteis para diferentes objetivos a serem alcançados neste ano, válidas tanto de cunho familiar, financeiro, amoroso, profissional e até mesmo espiritual. Basta adaptar para a sua realidade e agir com determinação para ter um 2023 verdadeiramente próspero.