Ocean Drop duplica ações de retirada de lixo do oceano no período da Black Friday

Existem alguns grandes esforços em andamento para limpar essa poluição das áreas costeiras e das águas


O que os copos descartáveis, sacolas de supermercado e frascos de shampoo têm em comum? Eles são feitos de plástico. Com essa infinidade de itens sendo produzidos e descartados diariamente, faz sentido que uma grande quantidade deles chegue aos oceanos, impactando amplamente o ecossistema marinho.

A cada ano, estima-se que até 8 milhões de toneladas métricas deste material são encontradas nos oceanos, além de 150 milhões de toneladas que estão circulando atualmente na água. Ainda mais chocante, os oceanos devem ter mais fragmentos de plástico do que peixes até 2050.

Essa quantidade assustadora de lixo afeta a vida oceânica, desde aves e peixes até mamíferos marinhos. Na verdade, partículas de plásticos foram encontrados em mais de 60% de todas as aves marinhas e em 100% das espécies de tartarugas - esses animais confundem o lixo com alimento e acabam ingerindo-o, causando problemas fatais.

Ocean Drop e Instituto Ecosurf unidos na "Missão Oceano"

Apesar da quantidade terrível de plástico nos oceanos, existem alguns grandes esforços em andamento para limpar essa poluição das áreas costeiras e das águas. Uma dessas louváveis iniciativas é da Ocean Drop, grupo brasileiro de suplementos vitamínicos e superalimentos veganos que apoia ativamente a causa de despoluição do litoral com o projeto Missão Oceano.

Especialmente neste mês de novembro às vésperas da Black Friday, data que estimula compras por impulso e gera impactos ruins ao meio ambiente, a Ocean Drop se preocupa em direcionar parte dos seus lucros com promoções e ofertas de vitaminas e suplementos para ampliar as ações de despoluição das áreas costeiras.

Durante a temporada de Esquenta Black e Black Friday a Ocean Drop terá super ofertas com compre e ganhe, produtos de até 70% off e frete grátis, mas em contrapartida irá duplicar as ações nos oceanos.

A marca já destina parte da sua receita para remover 25 gramas de lixo das áreas litorâneas, para cada produto vendido. Essa quantidade equivale a 12 canudos plásticos, 12 copos descartáveis, uma garrafa PET (1litro) e seis sacolas plásticas. Portanto, a iniciativa adotada durante o maior evento de compras do ano vai ampliar o trabalho dos ativistas comprometidos com essa importante ação ambiental.

Além de contribuir com o meio ambiente, a parceria da Ocean Drop com o Ecosurf fomenta a economia sustentável das comunidades, direcionando o material coletado para cooperativas de reciclagem. O objetivo é capturar plásticos e reciclá-los, antes que eles se biodegradem em microplásticos ainda mais nocivos.

Quanto tempo dura o lixo no oceano?

Ao mesmo tempo que os materiais plásticos são duráveis e eficientes para os fabricantes, eles causam um problema de longo prazo para os ecossistemas dos oceanos. De acordo com dados da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), este é o tempo que leva para os produtos se biodegradarem no oceano:

- Ponta de cigarro - 10 anos

- Sacola plástica de supermercado - 20 anos

- Copo de isopor - 50 anos

- Lata de alumínio - 200 anos

- Plásticos para embalagens múltiplas de bebidas - 400 anos

- Fralda descartável - 450 anos

- Garrafa PET - 450 anos

- Linha de pesca - 600 anos

Soluções para a poluição do oceano por plástico das quais você pode colaborar

Embora haja iniciativas para limpar o oceano como a da Ocean Drop, o problema não irá embora tão cedo. Felizmente cientistas, empresários e líderes mundiais estão trabalhando para construir soluções inteligentes para o crescente problema da poluição dos mares.

Mas você também pode contribuir com essa causa. Algumas maneiras de fazer isso incluem consumir marcas com práticas e esforços "verdes", evitar itens de plástico, principalmente os descartáveis, ajudar a incluir alternativas exigentes sem plástico em sua comunidade e defender questões relacionadas à preservação ambiental.

Na próxima vez que visitar um destino de praia, lembre-se de estar ciente de como você pode ajudar a prevenir a poluição do oceano. Sempre retire o seu lixo e deixe a praia em melhores condições do que a encontrou. Dar pequenos passos como estes pode ser um grande passo para impactar positivamente a vida marinha.