Outono-inverno: dicas para cuidar dos cabelos crespos e cacheados


O período de humidade e chuva está chegando ao fim, dando lugar ao outono-inverno, período em que o ar fica mais seco e as temperaturas caem bastante, chegando próximas de zero em muitas regiões do Brasil. Mas qual é o efeito disso para os cachos?

O ar seco resseca os cabelos, deixando-os com menos brilho e com os fios mais quebradiços. Por vezes, a temperatura baixa e a secura podem até aumentar a quantidade de caspas. Além disso,  o clima dificulta a lavagem com água fria, o que é recomendável para contribuir com a saúde dos fios.

Evite lavar todo dia

Um banho quente no frio é muito bom, mas lavar o cabelo todos os dias tira a oleosidade natural, ressecando ainda mais os fios e fragilizando os cabelos. O ideal é estabelecer intervalos entre uma lavagem e outra.

O intervalo varia de pessoa para pessoa, pois alguns cachos produzem mais oleosidade do que outros, necessitando de períodos menores entre uma lavagem e outra. Por exemplo, os fios do tipo 2 e 3 podem ser lavados dia sim, dia não, enquanto o tipo 4 pode ficar até sete dias sem lavar.

A lavagem do cabelo serve para limpar as impurezas acumuladas no cotidiano e, por essa razão, só há a necessidade de realizar a lavagem quando o cabelo der sinais de que está ficando sujo, começando pelo acúmulo de oleosidade.

Temperaturas muito altas fazem o cabelo sofrer

Se por um lado o clima seco e frio resseca o cabelo, a temperatura alta do banho também. Isso ocorre porque quando há um grande aumento de temperatura, o fio se dilata, abrindo os poros e as escamas, ocasionando a perda de oleosidade natural e diminuindo o brilho natural.

Além disso, a água muito quente pode danificar a pele do couro cabeludo, o que contribui para o aparecimento das caspas e de pequenas feridas no topo da cabeça.

O ideal seria lavar o cabelo com água fria, apenas para tirar a oleosidade, porém, essa não é uma tarefa fácil para ser realizada no inverno, então, recomenda-se que seja utilizada água morna, em uma temperatura que não agrida tanto o fio.

Cronograma capilar

Essa técnica é essencial para quem possui cachos ou cabelos crespos. Ela é uma organização dos tratamentos capilares que devem ser realizados durante o mês, visando melhorar a qualidade do cabelo e ajudar a passar por qualquer estação com os cachos mais bonitos.

Os principais tratamentos incluem:

  • Hidratação: o frio mais intenso retira a água dos fios, desse modo, existem máscaras especiais que atuam na hidratação, ou seja, devolvem a água para o cabelo, deixando-o mais forte e com mais brilho;

  • Nutrição: nessa etapa, utilizam-se máscaras para repor a oleosidade natural, elas contêm óleos e manteigas;

  • Reconstrução: repara os fios que já estão fragilizados e fracos, com máscaras que contêm nutrientes como queratina, creatina e arginina. Porém, é necessário ter cuidado, fazer mais de duas reconstruções por mês pode danificar os fios.