Atualmente, o setor gastronômico - principalmente as padarias - têm investido de maneira intensa na experiência do consumidor como um todo, desde o serviço prestado até a qualidade da comida, mas sempre apresentando a tecnologia como o ingrediente principal.
Um dos exemplos mais comuns é a utilização de sistemas para gestão de panificadoras com método de vendas automatizado via frente de caixa. Porém, não existe high-tech que substitua a função de encantar o cliente e, por isso, o atendimento personalizado é a chave para o sucesso do seu estabelecimento.
Sabe aquela famosa frase “atender bem para atender sempre”? Ela provém de um autor desconhecido, mas era muito utilizada como uma estratégia de marketing por padarias, restaurantes e lojas até meados de 1970.
Mais que um slogan ou frase de efeito, os empreendedores daquela época levavam a sério a expressão e procuram perpetuá-la ao longo das gerações, mas como aplicar a excelência no atendimento em uma era onde a prioridade é o desenvolvimento tecnológico?
Utilize a tecnologia à favor da sua padaria
Toda a tecnologia de ponta disponível aos 116 milhões de brasileiros, conforme revela o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), permite que as pessoas possam compartilhar elogios e críticas referentes às padarias com os familiares, amigos, namorados(as) e até conhecidos em todo o mundo.
Diferententemente dos dias antigos, nos quais o prestígio do local era construído de boca em boca, os canais online atuais funcionam como um “termômetro” para o consumidor saber a reputação de determinado estabelecimento, então que tal usá-los à favor da sua empresa?
Em um mercado que os preços são cada vez mais competitivos, o grande diferencial fica por conta do atendimento de excelência apoiado pelas soluções tecnológicas que oferecem maior agilidade e controle do negócio, como o sistema de comanda eletrônica, no qual o garçom recolhe o pedido do cliente através de um iPod que é transferido diretamente às áreas de produção, evitando erros e desperdícios.
O novo perfil do garçom
A aplicação de sistemas que facilitam o gerenciamento total da padaria garante o surgimento de um novo perfil de garçom: mais eficiente e atencioso.
Uma vez que o profissional não vai precisar despender mais tempo com tarefas mecânicas - como anotar pedidos - ele poderá se dedicar à melhorar a experiência dos clientes que entram na padaria, fornecendo uma ampla explicação do cardápio, apresentando novos pratos e garantindo que o consumidor desfrute de um atendimento personalizado.
Fluxo de caixa saudável
É possível observar os efeitos da inserção de um sistema de gestão integrada exclusiva para padarias quase que de imediato.
Este gerenciamento mantém uma sequência de resultados positivos, desde o aumento da lucratividade, o controle de estoque até a diminuição de filas, gerando um fluxo de caixa saudável.
Criação de um centro gastronômico
A inovação é o ponta pé para a criação de um centro gastronômico, portanto, incluir opções de almoço, jantar, cafés diferenciados, sorvetes e chocolates de origem estrangeira, bem como acrescentar cervejas artesanais ao cardápio é uma maneira de expandir novos horizontes e alcançar novos públicos.
Prepare-se para a caminhada e saia à frente da concorrência. Boa sorte!