Janeiro é período em que tem início o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para quem possui veículos no território nacional. Em estados como o Amazonas, o pagamento em cota única e antecipado, além da ausência de multas, pode reduzir o valor do tributo em até 30%.
Em alguns estados, há também a possibilidade de usar créditos de programas de incentivo à emissão de nota fiscal para abater o valor devido, caso de São Paulo. No Rio Grande do Sul, quem fez o pagamento antecipado do imposto em dezembro, não tem multas nos últimos três anos e acumulou 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha conseguiu desconto de 25,48%.
Nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, os descontos para pagamento antecipado e em cota única são os menores oferecidos em todo o país: 3%. Mas também há estados que não oferecem desconto, nem mesmo para o pagamento à vista, como Roraima e Santa Catarina.
Além do IPVA, os contribuintes devem ficar atentos aos prazos de pagamento do licenciamento e do seguro obrigatório. Caso um dos três não seja pago, o contribuinte pode ter que pagar multa por atraso e até mesmo ter o carro apreendido.