O prazo para que produtores culturais inscrevam projetos de artes cênicas destinados a crianças até 6 anos na seleção do Petrobras Cultural foi prorrogado até o dia 15 de maio. O processo é totalmente feito pela internet.
Esta é a primeira de uma série de três chamadas para patrocínios a serem lançadas em 2020, que terão valor total de R$ 10 milhões. A verba para esta primeira chamada é de R$ 3 milhões, destinados à circulação de espetáculos de dança, teatro e circo. As chamadas posteriores, em datas ainda a serem anunciadas, terão foco em feiras literárias e animação audiovisual.
O foco em crianças de zero a 6 anos se dá pela importância desta fase. Diversas pesquisas reforçam que é na primeira infância que se desenvolvem as habilidades cognitivas fundamentais que vão durar para toda a vida. Além disso, até os 6 anos, o cérebro da criança tem um enorme poder de absorção, sendo território fértil e aberto para as práticas artísticas, educativas e culturais.
As inscrições devem ser feitas pelo site da Petrobras. O edital exige que os projetos contemplem apresentações também em cidades com menos de 150 mil habitantes e ao menos uma capital nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, de forma a democratizar a cultura no país.