Pinda segue com licitação do transporte público e prevê inovações tecnológicas

Também deverá haver a ampliação de atendimento para o próximo contrato


Pindamonhangaba segue com os trabalhos que visam implantar a nova política de concessão para operação do serviço público de transporte de passageiros no município. No último dia 22 de agosto, o Departamento de Licitações e Compras realizou a sessão de abertura de envelopes da Concorrência Pública nº 03/19.

Durante o encontro, apenas a empresa Viva Transporte Coletivo apresentou documentação que agora seguirá para análise e parecer da documentação técnica por parte da Secretaria de Segurança Pública e para análise do balanço patrimonial e demonstrações contábeis, que será realizada pela Secretaria de Finanças e Orçamento.

O processo para definição do novo modelo de transporte público para o município teve início em 2018, no início da nova gestão, quando foi realizada a audiência pública. Com o novo modelo, a Prefeitura pretende implantar inovações tecnológicas para beneficiar os usuários do transporte público e ampliar o atendimento com novos serviços.

Com o novo contrato, a área de atendimento foi ampliada para dar melhores condições de deslocamento. Após a assinatura do contrato a empresa terá 06 meses para as adaptações necessárias para atendimento das demandas de modificações para o novo sistema.

Mudanças que serão implantadas com o novo contrato

- Implantação da nova linha Vale das Acácias - Centro, que passará pelo bairro do Feital

- Ampliação da linha Cidade Nova que será estendida da região central até o bairro Bem Viver/Araretama

- Ampliação da linha Moreira/Vale das Acácias até o Araretama em diversos horários

¬- Implantação de inovações tecnológicas como GPS e aplicativos

- Implantação de nova frota de ônibus e sistema de monitoramento

- Implantação de sistema de transporte por demanda com tarifas e rotas flexíveis

Os estudos das novas linhas foram feitos com o intuito de atender toda população em sistema de integração com laço de recobrimento na área central de até 2 km, que permitirá atendimento ao usuário dentro dessa área pelo sistema, sendo que nenhuma caminhada de transposição ou integração seja maior do que 300 metros.

Fonte: Assessoria de Comunicação