Pindamonhangaba lança programa socioambiental Mov.Cicla

Ação será promovida por meio da Secretaria de Meio Ambiente do município


A Prefeitura de Pindamonhangaba realizará, na quarta-feira (23), o lançamento do programa socioambiental Mov.Cicla. A iniciativa foi idealizada e desenvolvida pelo Instituto Sabiá em parceria com as secretarias de Educação e de Saúde, e incentivada pela Novelis. A cerimônia de lançamento será realizada no auditório da Prefeitura, às 10 horas, e será aberto para a imprensa e convidados.

O Mov.Cicla busca colaborar com a qualificação das culturas de consumo e com o gerenciamento de resíduos no município por meio de formação com emissão de certificado para munícipes e educadores; campanha de mobilização social para a utilização de equipamentos e serviços públicos de coleta seletiva; e elaboração do projeto executivo de um prédio público municipal que sediará o primeiro Centro de Estudos para a Sustentabilidade (CES) de Pindamonhangaba e região.

Para a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura, Maria Eduarda San Martin, há algum tempo a Secretaria tem tentado uma parceria junto a empresas para trabalhar o tema "resíduos sólidos" e essa disposição inadequada. O projeto da Sabiá não tem custos para o Município e tem o apoio da Novelis para algumas dessas ações. "Para 2022 vamos trabalhar a formação de munícipes educadores formais e informais, ou seja, professores, estudantes, líderes comunitários, agentes de saúde e outros, para que se capacitem nesse tema de resíduos sólidos, que trata assuntos como consumo consciente, reciclagem, entre outros. Além disso, será estruturado um projeto do centro de educação ambiental para o município", explicou.

Webinário 

Além da cerimônia de lançamento, no mesmo dia, às 19 horas, será realizado um webinário para explicar mais detalhes sobre o projeto aos interessados, com transmissão ao vivo pelo Youtube do Instituto. Oferecida gratuitamente para educadores formais e informais e membros de comunidades de Pindamonhangaba, a formação tem como objetivo central ressignificar as culturas de consumo e engajar comunidades da cidade a colaborarem com o gerenciamento adequado de resíduos na região.