A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou na manhã da última sexta-feira (2) uma reunião com representantes de algumas secretarias para continuidade ao trabalho sobre Segurança Alimentar no município. A reunião foi realizada no auditório do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.
Em 2023, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pindamonhangaba foi selecionada entre 10 cidades brasileiras para participar do Luppa - Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares. A participação no programa foi renovada para este ano, inclusive com convite para a cidade prestigiar o terceiro LUPPA LAB, que será um encontro presencial com atividades práticas e imersivas para o enriquecimento de nossas trocas de experiência, em Curitiba.
Para este ano, a Secretaria de Meio Ambiente contratou uma empresa para auxiliar nas várias etapas para o desenvolvimento do programa, iniciando com um diagnóstico envolvendo diversas secretarias municipais, para que possa ser conhecida a realidade do município, e também órgãos de outras esferas. Em um segundo passo, a criação de um Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
"Precisamos trabalhar a questão da segurança alimentar. Isso não tem necessariamente a ver com a quantidade de alimentos, mas precisamos pensar em qualidade e na questão nutricional", destacou a secretária Maria Eduarda San Martin. "Temos intenção de participar do SISAN, que é o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que inclusive proporciona repasses para o município neste tema", explicou.