PM Ambiental resgata aves em cativeiro ilegal na cidade de Cruzeiro

No total 16 aves foram apreendidas


Durante operação "Impacto", policiais da PM Ambiental foram até o 1° Distrito Policial do município na tarde dessa última quarta-feira (11), onde fizeram contato com o investigador de polícia informando necessitar de um apoio para averiguar uma denúncia de aves em cativeiro, no bairro Itagaçaba.

Pelo local, a equipe realizou contato com proprietário que, após ficar ciente sobre o teor da denúncia, autorizou e acompanhou as equipes durante a fiscalização. Sendo constatado a manutenção de diversas aves mantidas em cativeiros de forma irregular.

Entre as aves estavam 04 Trinca Ferro ( saltator similis ), 02 Azulão (cyanocompsa brissonii), 06 Canário-da-terra-verdadeiro (sicalis flaveola), 01 Tico Tico (zonotrichia capensis), 01 Tiziu (volatinia jacarina) e 02 Rosela (platycercus / pássaro exótico). Em análise do local, não foram encontrados indícios de atividade comercial relacionado com as espécies, todos bem cuidados e
sem sinais visíveis maus tratos ? havia disponibilidade de água e alimento. E essas espécies não estão ameaçadas de extinção.

Na esfera administrativa, foi elaborado o auto de infração ambiental valor de R$ 9.500,00 (Nove Mil e Quinhentos reias), "Por ter em cativeiro aves da fauna silvestre sem autorização da autoridade competente e R$ 2.400,00 (Dois Mil e Quatrocentos reias), "Por introduzir espécime de animal exótico, no território do estado de São Paulo, ou fora da sua área de distribuição natural, sem licença expedida pela autoridade ambiental competente.

Os pássaros apreendidos foram destinados ao Cetas Ibama no município de Lorena/SP.