Policia Militar Ambiental resgata aves mantidas em cativeiro ilegal em Aparecida

Dez aves foram resgatadas


Durante Operação "Impacto" na tarde da última sexta-feira (10), duas equipes do Grupamento Tático Ambiental foram verificar uma denúncia que versa sobre pássaros silvestres mantidos em cativeiro em estabelecimento comercial, posse ilegal de armas de fogo e comércio ilegal de pássaros silvestres pelo bairro Ponte Alta.

No local em tela, a equipe entrou em contato com o proprietário do bar, o qual franqueou e acompanhou a fiscalização da Polícia Militar Ambiental no interior de seu estabelecimento comercial, onde a equipe constatou exposto no interior do bar 02 (dois) pássaros da fauna silvestre mantidos em cativeiro, sendo 01 (um) da espécime Coleirinho Papa Capim e 01 (um) da espécime Trinca Ferro Verdadeiro, que estavam sem a devida autorização do órgão ambiental competente, informando que teria mais aves na sua residência situada no município de Guaratinguetá-SP.

Ato contínuo a equipe deslocou-se até o endereço informado, Bairro Vasco da Gama, onde foram constatados mais 08 (oito) pássaros da fauna silvestres mantidos em cativeiro, sendo 05 (cinco) Trinca Ferro Verdadeiro e 03 (três) Coleirinho papa capim, além de 01 (um) alçapão.

O autor foi autuado no valor de R$ 5 mil(cinco mil reais) por ter em cativeiro espécime da fauna silvestre sem autorização do órgão ambiental competente. Os pássaros, gaiolas e alçapão, objetos desta apreensão, foram destinados ao CETAS IBAMA da cidade de Lorena.