São 374 anos da tradicional cidade de Taubaté, um orgulho para o Vale, mas principalmente para seus 310 mil habitantes. Um dos principais pólos de crescimento do leste paulista, a cidade surfa no desenvolvimento com ações que acompanham a modernidade e tecnologia sem perder o calor humano, aquele gostinho especial de ser do interior, de ser o bom e alegre povo "caipira".
Hoje destacado centro industrial, Taubaté se projeta no cenário econômico com uma das principais cidades brasileiras preparadas para receber investimentos. O município é referência no setor automobilístico, com uma fábrica de motores da Ford e uma montadora da Volkswagen, onde é produzido com exclusividade o veículo Gol. Outras grandes empresas fortalecem o setor, como a Usiminas, LG Eletronics, Alston, GE, entre outras.
No setor de agronegócios, se no passado, destacava-se pela produção do café, o labor taubateano ainda mantém forte as atividades pecuaristas com grande produção de leite e derivados, Também as grandes áreas de rizicultura são destaques no cenário econômico do município.
Passear pelo tradicional centro velho de Taubaté é experimentar a visão de dois tempos. De um lado, os velhos casarões, as igrejas - de dois e até três séculos - e as ruas de traçado antigo. A velha estação de trem, o edifício da fábrica CTI (prédio do relógio), o convento de Santa Clara e a Igreja do Pilar são exemplos dessa época de ouro.
Em outro campo de visão, os calçadões, o viço das alegres universitárias, o movimento nos shoppings, as ruas de tráfego intenso e os belos edifícios que hoje ocupam lugares antes distantes do centro como a área da antiga fábrica de doces Embaré ou no entorno do Jardim das Nações onde mora o "Burro da Central". São apenas algumas pinceladas que dão a tônica dessa metrópole interiorana que não para de crescer.
O Jornalismo Agoravale saúda o povo empreendedor de Taubaté por mais esse aniversário e acompanha com atenção os passos da cidade rumo ao futuro.