A Prefeitura de São José dos Campos realizou na segunda-feira (15), uma audiência pública para apresentar à população a minuta do edital para a futura concessão do transporte público do município, prevista para entrar em operação no primeiro semestre de 2021, quando se encerram os atuais contratos.
Considerando a crise epidêmica, o encontro foi transmitido online na página oficial da Prefeitura no Facebook e Youtube, na TV Câmara de São José dos Campos e no canal de rádio 105,9 FM. A participação popular ocorreu ao vivo por telefone, além de manifestações pelas redes sociais.
Envio de sugestões
Além das pessoas que participaram ao vivo e de forma gratuita por telefone, pelas redes sociais e e-mail, o munícipe que desejar tem até esta quarta-feira (17), para registrar a sua sugestão ou comentário por meio da Central 156, por escrito na sede Secretaria de Mobilidade Urbana ou no e-mail transp@sjc.sp.gov.br.
A Prefeitura terá até cinco dias úteis para responder os questionamentos, por meio de documento que será disponibilizado no site da prefeitura, página que está à disposição e recebendo a participação popular desde 2019.
A cópia da minuta do edital está disponível para consulta na página do Novo Transporte Público no site da Prefeitura, no protocolo do Paço Municipal, na Secretaria de Mobilidade Urbana e na Câmara Municipal.
Histórico
Atualmente, o transporte público de São José é operado por três empresas, por meio do Consórcio 123. Os três lotes de concessão irão se encerrar em fevereiro de 2021. Por conta do encerramento dos contratos, a Prefeitura iniciou os trâmites para construção do novo modelo de transporte público para o município, passando pela realização de audiências públicas e uma série de oficinas para que a população participe da criação desse novo modelo.
A Prefeitura criou ainda um hotsite exclusivo sobre o assunto, onde a população pode obter informações sobre o projeto do novo transporte público, dados do atual serviço, pesquisas, enviar sugestões, entre outros. O objetivo da Prefeitura é oferecer um ambiente seguro juridicamente, econômico e transparente no transporte público, tendo como uma das diretrizes a integração entre todos os modais disponíveis à população.
Estudo da FGV
A Prefeitura e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) firmaram em janeiro de 2019 um contrato para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do atual sistema do transporte coletivo da cidade, com o objetivo de preparar a nova concessão do transporte público.