Por que os brasileiros preferem morar perto do trabalho?

É natural que um trabalhador resida na cidade próxima


Os motivos para que os brasileiros preferirem morar perto do trabalho são diversos, mas se assemelham mais para moradores de grandes cidades. Esse tipo de mudança traz maior qualidade de vida, e por isso existe maior busca pela compra de apartamento ou aluguel próximo às áreas empresariais e comerciais.

Como sempre, é importante que se contextualize o porquê desse fenômeno. Cidades de grandes proporções, como a cidade de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Salvador e similares, possuem características urbanas peculiares.

Em todas essas cidades há as áreas comerciais e empresariais mais próximas ao centro, e as grandes áreas residenciais mais aos extremos das cidades. Com o passar do tempo, essa estrutura começou a trazer alguns transtornos bem sérios aos moradores. E por quê?

Com o crescimento populacional urbano, o tráfego de carros aumentou de forma vertiginosa nas últimas duas décadas. Ano passado, segundo pesquisa da Sindipeças, a comparação da quantidade de carros por habitante era em torno de 4,8 habitantes por veículo nacionalmente.

Bem resumidamente, o crescimento da compra dos carros trouxe mais trânsito, passando a ser realidade para praticamente qualquer morador de uma capital. Aliando esse fato com a falta de estrutura de transporte público, um trabalhador passou a levar muitas horas de casa até o trabalho. 

Da teoria à prática: como é o cotidiano do trabalhador da cidade grande?

Como exemplo, é interessante citar a própria Região Metropolitana de São Paulo. Um cidadão que mora em São Bernardo do Campo, cidade divisa ao Sul de São Paulo, leva em torno de 2 horas de carro para chegar ao centro da capital paulista. De transporte coletivo esse número aumenta.

Imagine então se você conseguisse diminuir esse deslocamento e garantir mais tempo de lazer? É exatamente isso que vem acontecendo nas grandes cidades atualmente. A procura por apartamentos e casas em regiões mais no centro da cidade tem aumentado e sido bastante atrativa.

É natural que um trabalhador resida na cidade próxima e consiga uma oportunidade de trabalho na capital. Ou até mesmo o oposto. Com isso, percorrer diariamente grandes distâncias passa a incomodar, pois é perceptível a perda de horas apenas dentro do carro ou de um transporte.

Olhando por essa ótica, tanto o mercado privado quanto o público passaram a analisar e identificar novas oportunidades de negócio. Os prédios comerciais e empresariais não precisavam mais ficar isolados, próximos a eles existe a chance de criar imóveis que atendam bem certa classe.

O setor público passou a facilitar a aprovação de obras  residenciais verticais nessas áreas. O plano diretor de cada cidade passou a ser mais moderno nesse quesito, levando o trabalho até as regiões residenciais e o oposto também. 

Oportunidade de fazer uma boa compra de imóvel no centro

Tanto as construtoras quanto os próprios municípios têm buscado abrir mais oportunidades de moradia em locais mais próximos às áreas empresariais. O ideal na verdade é que não haja mais essas áreas divididas, e sim que tudo esteja próximo do morador: saúde, lazer, moradia e trabalho.

A compra de apartamento acaba sendo uma das oportunidades mais claras nas grandes cidades. Já não há tantos espaços para criação de casas residenciais, portanto, o jeito é crescer verticalmente, mas ainda com qualidade de vida.

Em todas as regiões metropolitanas das capitais brasileiras, a construção civil tem feito obras verticais para atender à população. Dessa forma, trabalhadores que conseguem novas oportunidades de ganhar um pouco mais, começam a procurar mais qualidade de vida.

Nessa linha de pensamento, é possível visitar os mais diferentes imóveis disponíveis nos centros. Há para famílias maiores, menores e até para solteiros, pois o mercado busca atender os mais diversos grupos.

Morar próximo ao trabalho não apenas reduz o estresse e melhora o sono, os benefícios são muito maiores que isso. É possível reduzir custos com transporte morando mais próximo do trabalho, podendo até mesmo trocar o carro por uma bicicleta, em alguns casos.

Em cidades em que o sistema ferroviário é mais eficiente, morar perto de estações de trem ou metrô também é sinônimo de estar mais próximo ao trabalho. Portanto, conforme o setor público aumenta a malha ferroviária, o setor da construção encontra novas oportunidades de mercado.

Fora os benefícios com a economia de alguns gastos, o trabalhador possuirá mais tempo para se dedicar à própria saúde. Realizar mais atividades físicas e ter mais tempo para se alimentar melhor se torna uma rotina. Os motivos só aumentam de acordo com o modo de vida de cada trabalhador.