Se a empresa deseja impactar de forma positiva a convivência e a relação dos trabalhadores, deve pensar em adotar uma cultura amigável aos pets e seus tutores. O mercado se transformou, e, depois do período intenso de home office e da entrada da Geração Z, é preciso que o lugar de trabalho seja um ponto de conversão entre bem-estar e força de trabalho.
Pensar em cães e gatos em um escritório pode parecer um pouco caótico, mas quem já aderiu à prática garante que no dia a dia é bem diferente. As empresas que adotam medidas pet friendly têm mais alegria e interação entre a equipe, diminuindo a tensão e a pressão do ambiente de trabalho, e esses são só alguns benefícios que os bichinhos trazem.
Um dos benefícios de levar cães e gatos para o escritório, por exemplo, é que as faltas são diminuídas, já que os tutores trabalham mais tranquilos sabendo que os animais estão por perto. A produtividade também aumenta, pois a interação com eles reduz a sensação de esgotamento e favorece pequenas pausas mais frequentes na rotina do trabalho, reduzindo a carga mental e aumentando a criatividade.
Unificar os trabalhadores por meio dos pets auxilia a chegar nas metas e nos objetivos da empresa. Porém, para se beneficiar de todas essas vantagens, é preciso estabelecer regras práticas para o bem-estar de todos - trabalhadores e animais.
Os colaboradores passam a ter mais contato e melhoram o convívio. Uma equipe aberta e comunicativa cria laços fortes e aumenta a facilidade do trabalho em equipe. No mercado, as empresas pet friendly também são bem vistas pelos clientes.
As vantagens são inúmeras; no entanto, é preciso adaptar o lugar, passando pelas regras de convivência e até adaptação do ambiente. Por exemplo, é preciso que a empresa forneça tapetes higiênicos, casinha para cachorro, espaço para alimentação adequada dos pets e outras adaptações, como combinar com os colaboradores o tamanho do pet que é permitido e criar uma agenda geral, para que não existam conflitos entre os animais, como ter um cachorro e um gato no mesmo ambiente.
Para todos esses ajustes, uma comunicação transparente e eficiente é fundamental. Emitir comunicados internos com antecedência é importante para que a pessoa se planeje.
Outras ações específicas também podem ser realizadas para criar o ambiente amigável para pets, como incentivar o adestramento dos animais para que eles sejam introduzidos à rotina do escritório com mais tranquilidade.