Prefeitura de Pindamonhangaba cria Comissão Municipal do Bicentenário da Independência

Comemorações homenageiam ato heróico de dez pindamonhangabenses, em 7 de setembro de 1822


O prefeito Dr. Isael Domingues assinou recentemente a Portaria Geral nº 5.584 constituindo a Comissão Municipal do Bicentenário da Independência que organizará os festejos em Pindamonhangaba para as comemorações dos 200 anos da Proclamação da Independência, a ser celebrado em 7 de setembro de 2022.

As comemorações da Independência do Brasil no município têm um caráter excepcional e se deve ao fato da participação histórica de dez pindamonhangabenses que integraram a Guarda de Honra de Dom Pedro, atuando no ato heróico, em 7 de setembro de 1822, nas colinas do Ipiranga, na capital paulista.

A Guarda de Honra de Dom Pedro era composta por 35 membros e Pindamonhangaba contribuiu com o maior número de voluntários, dez. Os demais integrantes eram de Taubaté (6), Guaratinguetá (2), Paraibuna (1), Mogi das Cruzes (1), Areias (1), nove cidades do Rio de Janeiro e cinco da Corte.

Os pindamonhangabenses saíram do marco zero do município, onde se integraram à Guarda de Honra, quando Dom Pedro passou pela cidade em 20 de agosto de 1822, rumo à São Paulo, para o histórico ato que nos libertou do governo de Portugal.

"Temos motivos especiais para celebrar essa data pois um dos comandantes da Guarda de Honra de Dom Pedro no Grito do Ipiranga foi o pindamonhangabense Cel. Manuel Marcondes de Oliveira e Melo, que ao lado de outros nove filhos desta terra testemunharam o Grito da Independência", ressaltou o prefeito Dr. Isael

Comemorações

Pindamonhangaba sempre celebrou com grandiosos eventos as datas comemorativas ao 7 de Setembro. Em 1922, nas comemorações do Centenário, o município inaugurou na Praça Monsenhor Marcondes um obelisco para homenagear os 10 filhos da cidade que integraram a Guarda de Honra de Dom Pedro. Já em 1972, nas comemorações do sesquicentenário da Independência, as solenidades trouxeram os restos mortais de Dom Pedro de Portugal para o Brasil, e na região apenas Pindamonhangaba e Aparecida receberam os restos de sua alteza.

Comissão

A Comissão do Bicentenário nomeada pelo prefeito Dr. Isael conta com representantes do poder público e da comunidade e ficou constituída pelos seguintes integrantes: Alcemir José Ribeiro Palma (Secretário de Cultura e Turismo), Alexandre Pereira Costa (Secretário Adjunto de Governo e Serviços Públicos), Fábio de Oliveira Vieira (Diretor de Turismo), Jálissem Pereira Duarte (Diretor de Captação de Recursos), Pedro Henrique Motta Ribeiro (Diretor de Serviços Públicos), Rodrigo de Souza Godoi (Assessor de Gabinete), Rodrigo Lóssio Ferreira (Chefe de Gabinete), Raphael Guedes Maia (representante do Exército Brasileiro), Ana Maria Guimarães Iadeluca e Jose Luiz Gândara Martins (Presidente e Membro do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba).