Prefeitura de Pindamonhangaba inaugura PEV na região do Delta

Os PEVs são administrados pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura e os PEVS no distrito de Moreira César são administrados pela Subprefeitura de Moreira César



A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, nesta quarta-feira (2), a inauguração do sexto Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Pindamonhangaba, para atender a região do Delta. "Convidamos a população a fazer a sua parte, colaborando para uma cidade com mais qualidade de vida", declarou o Prefeito, Isael Domingues, durante a cerimônia.

O PEV é um local para o descarte correto de materiais inservíveis, como entulho de construção, restos de poda, móveis e equipamentos domésticos, além de pilhas, baterias, lâmpadas e óleo de cozinha, que serão direcionados para a reciclagem. O PEV será realizado em parceria com a Coletora Pioneira.

De acordo com o prefeito Isael Domingues, a principal função do PEV é organizar a destinação dos resíduos. "Antes do PEV, as pessoas pensavam que poderiam deixar todos os entulhos e até mesmo lixo, juntos, na porta de casa, para o caminhão recolher, então não havia como ser feita a separação para a destinação correta dos resíduos. Como não havia essa separação, até mesmo animais mortos eram depositados para a Prefeitura retirar, o que não é correto, pois deve obedecer às regras sanitárias. Com o PEV, as pessoas levam os entulhos de suas casas até o local e lá existe a caçamba adequada para cada tipo de material, gerando uma destinação mais eficiente dos resíduos", explicou. 

Além da presença do prefeito, Isael Domingues, o evento também contou com o vice-prefeito, Ricardo Piorino, o subprefeito de Moreira César, Nilson Luis de Paula Santos, o secretário de Governo, Marcelo Martuscelli, a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, o secretário adjunto de Meio Ambiente, José Antonio Ferreira, e demais autoridades.

O que PEV recebe?

O local receberá sobras de construções e demolições, tábuas, tijolos, frações, tubulações, pisos e materiais de acabamento, móveis e equipamentos domésticos, sofás, cadeiras, geladeiras, armários (desmontados), sobras de podas de jardim, madeiras em geral, pilhas e baterias, óleo de cozinha usado, lâmpadas fluorescentes inteiras (até 4 por entrega) e pneus (até 4 por entrega).

O PEV não recebe: lixo orgânico, animais mortos, materiais recicláveis, lixo hospitalar, volumes acima de 1m³.