Na próxima quarta-feira (15), a Prefeitura de São José dos Campos vai realizar uma capacitação do sistema do Procon Digital para 46 funcionários, incluindo, servidores, estagiários e terceirizados.
O objetivo dessa capacitação é para aprimorar o conhecimento, visando uma melhor qualidade no atendimento da população com a implantação do Procon Digital.
O novo Procon Digital foi antecipado e começou a funcionar no último dia 23 de março. Até agora, 620 pessoas acessaram o endereço e já foram registradas 309 reclamações. As principais queixas são referentes ao aumento de preços no comércio, que vão desde álcool gel até gêneros alimentícios.
Os funcionários receberão um treinamento para o novo sistema. Aprenderão como dar o andamento das demandas após a abertura da reclamação: seleção do tipo de reclamação, verificação se a reclamação é de consumo ou saneamento de um modo geral.
Após essa etapa, contata-se o fornecedor para que esclareça e, caso seja negativa a resposta, encaminha-se para audiência. Devido a essa capacitação não haverá atendimento presencial neste dia, mas é possível fazer reclamação pelo Procon Digital, acessando o site. O Procon está localizado na rua Paulo Setúbal, 220 - Jardim São Dimas.
Procon Digital
No ar desde dia 23 de março, o Procon Digital é uma opção para fazer reclamações pela internet . É só acessar o sistema online do órgão municipal de defesa do consumidor, pelo endereço online. Na página, estão disponíveis dois vídeos de orientação, que ensinam o cidadão a utilizar o novo sistema. Um tutorial explica como fazer o cadastro, e outro traz o passo a passo para registrar a reclamação.
Com essa nova plataforma de acesso evita-se a aglomeração de pessoas no prédio do Procon, que continua a oferecer o atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Porém a recomendação é dar preferência ao atendimento online. Em caso de dúvidas, é só ligar para o telefone 3909-1440. Ou acompanhar as dicas e prestação de serviços através das redes sociais ( Facebook e Instagram).