Prefeitura de São Sebastião alerta para risco de contaminação por aglomerações em filas

Desde o início das medidas de isolamento social a prefeitura tem fiscalizado todos os locais públicos da cidade


Desde o início das medidas que visam o isolamento social, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Saúde (SESAU), Fundação de Saúde Pública (FSPSS), Guarda Civil Municipal (GCM) e Defesa Civil, fiscaliza todos os locais públicos da cidade e orienta quanto ao risco de contaminação de Covid-19 em situações com aglomeração de pessoas.

E, embora sejam realizados alertas, artigos, vídeos e outros meios informativos, uma parcela da população sebastianense ainda continua não respeitando esse direcionamento. Todos os dias, a Prefeitura recebe denúncias de aglomeração em filas de bancos, lotéricas, mercados, farmácias e de pessoas que estão indo à praia, esquecendo-se de que quarentena não é férias.

Diante desse cenário, a Prefeitura ressalta novamente a importância do distanciamento social, medida embasada em estudos científicos realizados em todo o mundo:

- O vírus da Covid-19 é invisível e altamente contagioso. Estima-se que cerca de 80% das pessoas contaminadas não apresentem nenhum dos sintomas. Isso significa que alguém aparentemente saudável pode estar com o coronavírus, propagando a doença às demais pessoas, sem ter ao menos ciência disso.

- O novo coronavírus é transmitido pelo contato com gotículas expelidas por uma pessoa infectada, enquanto ela fala, por exemplo. Por isso, para não ser atingido por essas gotículas contaminadas, é preciso manter a distância de um a dois metros, principalmente em filas, em que há pessoas com as quais não se está convivendo e nem se sabe sobre sua saúde.

- Mesmo respeitando a distância indicada, é importante também utilizar máscaras faciais, sejam descartáveis ou de tecido, para que a própria segurança contra o vírus aumente e para que seja possível proteger os demais.

O distanciamento social não se restringe somente à separação entre pessoas, também significa que apertos de mão, abraços e beijos são possíveis fontes de transmissão da Covid-19. A Prefeitura de São Sebastião ressalta ainda que a maior demonstração de carinho neste momento é respeitar o espaço da outra pessoa para que se possa preservar vidas.