Procon de Jacareí divulga dicas para aproveitar a Black Friday

A orientação também busca conscientizar o consumidor para diminuir o risco de fraudes e golpes virtuais


Com a proximidade do fim de ano, os consumidores já estão de olho nas grandes liquidações do Black Friday, que ocorre na última semana de novembro. A ação promocional, realizada por lojistas, têm como objetivo reforçar as vendas por meio de preços mais atrativos. Entretanto, o Procon faz recomendações importantes ao consumidor para evitar aborrecimentos.

De acordo com a diretora do Procon de Jacareí, Aline Fabri, toda e qualquer compra, seja em lojas físicas, sites ou aplicativos, precisa começar pela "pesquisa de forma consciente", inclusive em liquidações.  "Questione-se sempre sobre a necessidade da compra, lembrando que após a Black Friday temos as festas de final de ano, rematrículas escolares e os impostos que chegam com o início do ano. Por este motivo, é necessário manter a prudência nas compras, para não se endividar mais do que consegue adimplir", alerta.

Em relação às lojas físicas, a diretora orienta os consumidores "a nunca comprar na primeira loja". Segundo ela, é importante pesquisar o produto que deseja comprar. "O ideal é que esta pesquisa ocorra antes mesmo das liquidações, para não cair nas famosas fraudes dos preços, que não abaixam o valor ou que sobem um dia antes e voltam ao valor normal no dia da Black Friday".

Sites e Aplicativos

Para as compras online, o Procon chama a atenção dos consumidores para a veracidade das plataformas e, assim, evitar cair em fraudes e golpes virtuais. Segundo a diretora, apesar da comodidade e facilidade, esse tipo de comércio oferece riscos e pode trazer prejuízos financeiros e, também, fazer uso indevido de informações pessoais. "Nas compras online, certifique-se se a plataforma é oficial, verificando sempre o 'cadeadinho' no canto superior esquerdo do site. Verifique a existência dos contatos da empresa ou loja no rodapé do site", reforça.

Garantia e Arrependimento

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, as garantias são de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A diretora do Procon ressalta que "toda e qualquer garantia é liberalidade do fornecedor. Uma vez que a empresa oferta período maior de garantia, ela precisa cumprir a oferta".

Fabri, lembra, ainda que as compras na internet "trazem a possibilidade do arrependimento em até sete dias da compra ou da entrega do produto".