Procon e Prefeitura de Pindamonhangaba realiza Operação Metanol

Prefeitura de Pindamonhangaba inicia a Operação Metanol para fiscalizar a venda de bebidas alcoólicas.


Na noite desta sexta-feira (3), a Prefeitura de Pindamonhangaba realizou a Operação Metanol, ação voltada à fiscalização da comercialização de bebidas alcoólicas no município.

A operação contou com a participação da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Procon, além dos setores de Postura e Fiscalização de Rendas. Durante a ação, foram vistoriados cinco estabelecimentos comerciais, entre bares e adegas, localizados na região central da cidade. Novas etapas da operação serão realizadas em outras áreas do município.

A iniciativa ocorre após a divulgação, nesta semana, de uma Nota Técnica da Vigilância Sanitária do Estado, que orienta os municípios sobre casos de intoxicação por metanol. Em situações de contaminação, a Vigilância Epidemiológica poderá instaurar investigação e adotar medidas mais rigorosas, incluindo a interdição do estabelecimento envolvido.

No Brasil, até o momento, foram confirmados 11 casos de intoxicação por etanol e 116 suspeitos. Durante a fiscalização, o Procon aproveitou para verificar a adequação das práticas comerciais, orientando sobre visibilidade de preços, presença do manual do Código de Defesa do Consumidor e informações obrigatórias dos produtos.

"O resultado da operação foi positivo: não foram constatadas irregularidades nos estabelecimentos visitados, portanto, não houve interdições. Todos os locais receberam as orientações previstas", destacou o diretor da Vigilância, André Marcos Pereira.