Programa Arte nos Bairros terá mais 68 oficinas virtuais

Entre as novidades, está a área de cultura digital, com stop motion, vídeo e fotografia


As oficinas culturais online, do programa Arte nos Bairros, está ganhando 68 turmas, com diferentes atividades, a partir da próxima semana. Com isso, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo passa a oferecer quase 300 oficinas virtuais, de diversos segmentos da arte e da cultura, e com o dobro da carga horária - passando de 40 para 80 minutos cada aula.

Entre as novidades, está a área de cultura digital, com stop motion, vídeo e fotografia. Os links das novas oficinas estarão disponíveis no aplicativo São José Viva e não é necessária inscrição prévia. A idade mínima é de 6 anos, conforme cada oficina.

Formato virtual

A ampliação vai permitir ainda que novos arte-educadores, que não tinham sido atribuídos na primeira fase do programa virtual, reiniciem suas atividades agora online. O formato virtual começou em abril, com cerca de 200 oficinas que já estavam atendendo 2.000 aprendizes inicialmente.

As oficinas são realizadas, em tempo real, pelo aplicativo "Zoom" - uma ferramenta gratuita, compatível às plataformas Android e IOS, que podem ser acessadas por celular ou computador, que permite a interação dos alunos com o professor, com acompanhamento de um mediador.

Com isso, a FCCR mantém o projeto de ação cultural descentralizada durante o período de isolamento social, dando oportunidade aos artistas (orientadores artísticos) continuarem trabalhando e da população ter atividades culturais em casa.