A Fibria, empresa brasileira produtora de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, comemorou em 2017, 15 anos de sucesso do Programa Colmeias. Com o intuito de fortalecer a apicultura e fomentar o desenvolvimento da cadeia apícola, o Programa tem conquistado índices significativos e cada vez mais progressivos na produção de mel.
Atualmente, 78 apicultores que residem nas cidades de São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra, Santa Branca, Paraibuna, Cunha, Monteiro Lobato, São José dos Campos, Guaratinguetá, Guararema e Taubaté participam da iniciativa na região do Vale do Paraíba. Em 2017, a produção de mel atingiu a marca de 31 toneladas. O número se equipara a média nacional, ou seja, cerca de 17 quilos de mel por colmeia. Em 2016 a produção foi de 21 toneladas.
Entre os destaques nesses 15 anos de história, está a conquista da Cooperativa Agropecuária do Vale do Paraíba (Coapvale), localizada em Taubaté (SP), que recebeu cerca de R$ 290 mil, como resultado da venda de mel para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em 2016.
"A Fibria baseia seu investimento socioambiental na estratégia de negócio e busca constantemente melhorar as condições econômicas e socioambientais das comunidades onde está presente. Nesta perspectiva, a análise do resultado que o Programa Colmeias trouxe à tantas famílias indica o quanto estamos no caminho certo", diz Fausto Camargo, gerente-geral de Sustentabilidade da Fibria.
O Colmeias tem apresentado importantes avanços na atividade apícola na região e isso pode ser constatado por meio da orientação de consultores especializados que atuam no Programa. Por meio deles, os apicultores receberam noções estratégicas sobre manejo, gestão e comercialização do produto, proporcionando o aumento e a valorização da atividade.
O objetivo agora é promover, para os próximos anos, o incremento de tecnologias de baixo impacto ambiental que agreguem valor à cadeia produtiva, como a rastreabilidade do mel e o melhoramento genético das colônias de abelhas, além de apoiar os produtores na inserção do mel em novos mercados. Para isso, a Fibria tem a colaboração de parceiros que também acreditam no fortalecimento dos programas de geração de renda e ações sociais, como SEBRAE/SP, UNITAU (Universidade de Taubaté), CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e Syngenta.