Projeto Férias Inclusivas de Pindamonhangaba garante diversão para crianças e adolescentes com deficiência

Ação acontece por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos


A Prefeitura de Pindamonhangaba, em parceria com os grupos mães de azul de Pindamonhangaba e T21 Pinda, organizaram o Projeto Férias Inclusivas, que acontecerá entre os meses de dezembro e janeiro. O projeto é uma importante iniciativa que, por meio de atividades de lazer e turismo, promove a inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência.

No dia 27 de dezembro, aconteceu o primeiro passeio do projeto, ao Museu do Futebol e Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Noventa pessoas participaram, entre eles, crianças e adolescentes com deficiência e seus responsáveis. "As atividades de lazer e turismo são importantes elementos de integração, contribuem para o desenvolvimento e autoestima de todos", relata a diretora da Pessoa com Deficiência, Letícia Souza.

O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, acompanhou o passeio e destacou a diversão, descontração e o convívio social do grupo. "Para mim, esses momentos são essenciais para a saúde física, mental e psicológica", afirmou o secretário. Ao participar do passeio ao Museu do Futebol e Parque do Ibirapuera, as crianças e adolescentes com deficiência tiveram a oportunidade de conhecer um importante espaço cultural da cidade de São Paulo, além de se divertirem em um dos parques mais visitados do Brasil.

O passeio foi organizado para atender às necessidades específicas do público-alvo, com atividades adaptadas para pessoas com deficiência. "Foi uma experiência muito gratificante", disse Priscila Cristiane Custódio, que é mãe do Kaleb Isaac Custódio Inácio, adolescente PCD. "Meu filho nunca tinha ido ao Museu do Futebol e ficou encantado. Foi uma oportunidade de ele aprender sobre a história do futebol e se divertir ao mesmo tempo", finalizou Priscila.

O próximo passeio do projeto acontecerá no dia 17 de janeiro, no Clube de Campo Piracuama. No dia 19, será a vez do Parque da Cidade e, no dia 23, da Estação Cidadania. Os interessados em participar dos passeios podem entrar em contato com a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, ou com os grupos Mães de Azul, T21 e Mães Atípicas.