Neste domingo (4), a Aldeia Outro Mundo, em Lagoinha, irá recepcionar as ações do Projeto "Santo de Casa", realizando uma oficina de confecção de santaria, com inspiração na arte das "paulistinhas", minis esculturas características do interior paulista, especialmente do Vale do Paraíba, nos séculos 18 e 19.
O objetivo do "Santo de Casa" é estimular o público apreciador, através das artes visuais e do design, a propagação e preservação das imagens das paulistinhas. "Esse tipo de santaria teve importância muito grande no passado na região e hoje encontra-se praticamente esquecido", relata o proponente Luiz Claudio Daniel.
As peças normalmente possuem de 15 a 20 centímetros, traços simples, pouca cor ou ao natural, podendo ser crua ou queimada.
Durante a ação, os participantes irão conhecer a exposição monitorada do artista plástico e santeiro Alexandre de Morais, conhecido como Xandi, pesquisador do gênero, seguido de oficina de modelagem em argila.
"Nosso trabalho tem a intenção de despertar e revelar talentos, fomentar e estimular a economia criativa na Região Metropolitana do Vale do Paraíba", destaca Xandi.
No evento, os alunos poderão confeccionar livremente a imagem de devoção. No final do período, ocorrerá a primeira exposição dos trabalhos dos alunos. As inscrições estão limitadas a 15 participantes, devido a pandemia da Covid-19.
O Projeto "Santo de Casa", fruto de parceria entre o Projeto Kilometrarte e a TV Cidade Taubaté, está sendo executado com apoio do ProaC Expresso, programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo, edital 10/2019.
12h00 - Chegada da equipe do 'Projeto Santo de Casa' no Sítio Três Cachoeiras
12h30 - Montagem da exposição do artista plástico Alexandre de Morais
13h00 - Recepção dos participantes, com orientação sobre os cuidados sanitários de combate a proliferação do coronavírus e informações sobre o Projeto.
13h10 - Início da oficina de modelagem
15h00 - Parada para café
15h15 - Retomada para finalização das obras
17h00 - Substituição da exposição do professor pela exposição dos alunos
17h30 - Entrega de certificados
18h - Encerramento
Já foram realizadas edições em São Bento do Sapucaí, Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e São Luiz do Paraitinga, e ainda serão realizadas ações em Redenção da Serra, Natividade da Serra e Santo Antônio do Pinhal.