Quais são os principais cuidados de higiene que devemos ter com os pertences dos nossos pets?

Cuidar da higienização de qualquer objeto do seu animal de estimação é indispensável para a prevenção de diversas doenças


Manter um animal de estimação sempre limpo e bem-cuidado é uma necessidade constante de qualquer tutor, mas, em termos de higiene, as tarefas não se limitam somente a isso! É de se esperar que todo pet tenha seus próprios pertences, como potes de comida, cobertores, brinquedos e roupas; o problema é que muitas pessoas se esquecem de que esses itens também precisam de limpeza constante - caso contrário, podem colocar a saúde do cão ou gato em risco!

Assim como nós precisamos manter nossos pertences pessoais sempre limpos, com os pets, não poderia ser diferente. Grande parte desses objetos entra em contato constantemente com saliva e outros materiais orgânicos, o que por sua vez facilita a proliferação de bactérias. Com o tempo, o menor dos contatos já pode ser o suficiente para deixar o animal doente - um risco que pode ser evitado.

Um dos pertences que merecem mais atenção são os potes de água e comida. Além de toda a saliva acumulada em seu interior, esses recipientes também estão sujeitos ao contato com insetos, que por sua vez proliferam mais organismos nocivos. Sem uma higienização adequada, os potes passam a contaminar toda a água e os alimentos que forem armazenados, podendo causar infecções gastrointestinais.

Os brinquedos também são objetos em constante contato com a saliva do cão. O ideal é mantê-los sempre higienizados e evitar deixá-los espalhados pela casa, de preferência guardando em algum lugar de fácil acesso para o pet. Contudo, é recomendado descartar brinquedos que já estejam muito velhos - especialmente quando são feitos de plástico ou borracha, um material que tende a soltar substâncias tóxicas com o desgaste.

Já se tratando de roupas, cobertores, caminhas e qualquer item feito de tecido, basta mantê-los lavados regularmente. Deixá-los expostos ao sol também ajuda a eliminar possíveis bactérias que estejam se proliferando na superfície, mas a medida não dispensa a necessidade de higienizar com água e sabão.

Em casos excepcionais, quando o cão ou gato apresenta problema com pulgas, torna-se necessário tomar cuidados especiais. Primeiro, é preciso tratar o próprio pet com um medicamento antipulgas adequado, como o Bravecto 4,5 a 10 kg, por exemplo. Depois, todas as roupas, cobertores e camas precisam ser lavadas e expostas ao sol; no fim, espalhe talco antipulgas para evitar que elas voltem a se proliferar no tecido, garantindo uma proteção extra ao animal.