O Sindicato dos Químicos de São Jose dos Campos comunicou na manhã desta quinta-feira (14) uma paralisação promovida pelos trabalhadores da Compass Minerais, unidade de Jacareí. A empresa atua em cerca de 30 países na produção de insumos e suplementos para o setor alimentício.
De acordo com o sindicato, a mobilização teve início na madrugada desta quinta-feira (14) às 5h30 e as atividades continuam paralisadas Os dirigentes sindicais fazem denúncias de contaminação dentro da fábrica e que há três casos confirmados do novo coronavírus na empresa. Segundo a entidade, duas confirmações saíram nesta quarta-feira (13)
"O trabalhadores estão parados. A empresa contratou um laboratório e só após o resultado dos testes é que os trabalhadores serão liberados.", informou Wellington Luiz Cabral, coordenador geral do Sindicato dos Químicos de São Jose dos Campos
Para o dirigente sindical e funcionário da empresa Reginaldo Souza, "o Sindicato irá votar com os trabalhadores e paralisar por completo as atividades até que todos os trabalhadores sejam testados para o COVID-19 e as medidas de segurança sejam reforçadas".
Segundo o dirigente Cabral, "a nossa luta é para que todos os trabalhadores sejam incluídos em licença remunerada. É um absurdo que as pessoas sejam expostas ao vírus em ambiente de trabalho. Várias empresas concederam licença-remunerada. Isso é o ideal, ficar em casa."
A Compass Minerais está localizada à Rodovia Dom Pedro I, 4.690, Parateí, Jacareí.
O outro lado - O Jornalismo Agoravale manteve contato com a empresa Compass, que se posicionou, às 18h, declarando que:
"A Compass Minerals, sensível à crise de saúde que o mundo enfrenta, seguindo as diretrizes das autoridades de Saúde brasileiras, vem adotando várias medidas em todas as suas unidades para minimizar os riscos para seus funcionários, clientes e fornecedores. Dentre elas está a compra de testes para Covid-19, que estão sendo usados, desde ontem, na testagem de todos os funcionários e terceiros nas suas unidades em Jacareí (SP).
Ações adotadas até agora nas fábricas
Desde o início de março, a empresa adotou as seguintes medidas em suas fábricas:
- Ampliou a disposição de álcool em gel nas entradas e todos ambientes das fábricas e em seu transporte fretado, com sanitização do mesmo, além de fornecer máscaras para todos os funcionários para uso interno e deslocamento residência-empresa.
- Adotou a medição de temperatura corporal na entrada das fábricas para colaboradores e prestadores de serviço.
- Adotou a utilização de tapetes especiais (sanitização) em locas específicos nas fábricas como entradas de portarias, refeitórios, banheiros, administração, entre outros.
- Recomendou a distância social segura de um metro durante o horário produtivo e em trocas de turno e redobrou os cuidados de higiene para amenizar ao máximo eventuais riscos, seguindo as recomendações das autoridades de Saúde.
- Ampliou o horário de funcionamento do refeitório para diminuir a circulação de pessoas (50% da capacidade);
- Diminuiu a concentração de pessoas em seus espaços fabris, tanto quanto possível, em vista das peculiaridades da operação.
- Começou a reembolsar o custo de quilometragem para aqueles que utilizavam o transporte público e passaram a se deslocar com veículo próprio ou carona até as fábricas.
- Criou plataforma digital na qual o funcionário deve entrar diariamente e informar seu estado clínico, respondendo a questões específicas de avaliação.
- Adotou a quarentena de 14 dias para profissionais com sintomas de contaminação ou que tenham retornado de viagens do exterior;
- Adotou o home office para posições nas quais se possa trabalhar remotamente.
Além disso, a empresa também:
- Vem promovendo campanhas educativas diárias reforçando as orientações sobre cuidados de higiene pessoal e prevenção;
- Adotou medidas adicionais, inclusive a concessão de licença remunerada ao grupo considerado de maior vulnerabilidade.
- Ampliou os cursos da Universidade Compass para que todos possam estudar. São cursos de idiomas, para alta performance, gestão de pessoas e negócios e que apoiam projetos, dentre outros.
- Colocou à disposição serviço de apoio psicológico.
- Criou um "operation center" que centraliza todas as ações preventivas nas operações (comitê que se reúne diariamente para discutir novas ações e avaliar as já implantadas).
Ação social
Preocupada com a saúde do município onde atua, a Compass Minerals também doou, no início de maio, 10 mil máscaras cirúrgicas descartáveis e 2 mil unidades de 500mL de álcool em gel 70% à Santa Casa de Misericórdia de Jacareí (SP)."
A assessoria da empresa enviou o posicionamento da mesma após a publicação desta matéria.