Ter uma casa com um visual renovado e que seja a cara dos moradores é o sonho de muitas pessoas, mas pensar no quebra-quebra e no alto custo que essas modificações geram já é motivo para adiar os planos. No entanto, é possível mudar o visual sem grandes obras ou investimentos altos.
Antes de tudo, é importante analisar o que será mudado em casa; é preciso levar em conta no que vale a pena investir e se esses itens e mudanças não são apenas modas passageiras. Além disso, é fundamental entrar em contato com um profissional capacitado, para que ele analise a melhor forma de realizar todos os procedimentos e estude as possibilidades da residência.
Verificar o orçamento disponível é o próximo passo para saber quais procedimentos podem ser feitos imediatamente e quais precisarão de mais planejamento. Para economizar, vale a pena fazer uma análise de tudo o que se tem em casa, como móveis e objetos decorativos. Alguns itens podem ser reaproveitados em outros cômodos ou repaginados com simples pinturas ou um novo estofado.
Para dar uma nova cara ao ambiente, mas sem fazer grandes modificações, a pintura ou a aplicação de um papel de parede pode ser o suficiente. O procedimento deixará um ar de renovação no cômodo, sem a necessidade de muitos materiais, tempo e investimento. Investir em tapetes ou pisos adesivos também ajuda a revigorar o local.
Ambientes como a cozinha e lavanderia costumam ser mais difíceis de modificar sem gastar muito, por isso fazer pequenas mudanças nos móveis já existentes nos locais pode ajudar. Pintar as paredes e os pisos com tinta epóxi permite que o ambiente fique como novo. Além disso, reformar os armários e instalar prateleiras deixam a lavanderia moderna e mais funcional.
Para a sala e os quartos, é fundamental levar em conta o aconchego e a tranquilidade que esses ambientes devem proporcionar aos moradores, por isso escolher pinturas e itens mais monocromáticos pode ser a solução. Além disso, repaginar a decoração, adicionando plantas, quadros e pequenos pontos de luminosidade, como abajures e luminárias, deixa os cômodos com a sensação de recém-reformados.
Para repaginar o banheiro, fazer pequenas reformas nos revestimentos ou aplicação de papel de parede especial para o local pode ser a maneira de economizar. Além disso, investir em itens do dia a dia, como toalhas, cesto espelho e demais utensílios que combinem entre si, permite que o dinheiro gasto para a revitalização do local seja utilizado de forma certeira.
Por fim, independentemente do nível de reforma escolhido e quais procedimentos serão realizados, é imprescindível a utilização de itens e ferramentas de qualidade. É possível utilizar ferramentas versáteis, que são adaptáveis em diversos locais, como é o caso do rolo e pincel de pintura, que podem ser utilizados em paredes e móveis, ou mesmo o disco flap, utilizado para acabamentos e reformas de diversas superfícies.