Roupa íntima X saúde: 4 pontos para levar em consideração

Saiba como escolher, entre diferentes modelos, tamanhos e tecidos, peça ideal e confira cuidados para manter saúde íntima em dia


Apesar da evolução nos últimos anos, as conversas sobre a intimidade feminina ainda são um grande tabu. Contudo, essa prática bastante comum faz com que informações importantes deixem de chegar a muitas mulheres, como, por exemplo, que as calcinhas podem interferir na saúde da vagina.

O cuidado com a região íntima vai além do uso de preservativos e da higienização correta. A peça responsável por ficar em contato direto com essa área também é de extrema importância; afinal, ela pode evitar ou provocar problemas como infecções e irritações na vagina. Para te ajudar a não ter esse problema, separamos algumas dicas e observações importantes na hora de escolher as calcinhas. Confira! 

Tecido

Uma das principais características a serem levadas em consideração para a escolha de calcinhas para o dia a dia é o tipo de tecido que a peça tem. Apesar da renda, elastano, microfibra e algodão serem os materiais mais usados, apenas o algodão é indicado. Isso porque os tecidos sintéticos abafam a região e aumentam a transpiração, o que é prejudicial. Enquanto isso, o algodão absorve o suor e permite que a pele respire. 

Tamanho

Nem muito grande nem pequena demais. As roupas íntimas precisam ser confortáveis em primeiro lugar. Uma peça larga demais não oferece a proteção necessária, o que pode causar atrito. Já as que são muito apertadas deixam a área área quente e abafada, aumentando a transpiração e o risco de infecções por fungos e bactérias.

Modelo

Sinta-se livre para escolher o modelo que preferir, mas, para o uso no dia a dia, o mais recomendado são as peças que não apertem. O estilo fio dental, por exemplo, tende a ser mais justo no corpo e, consequentemente, aquece e pode provocar corrimento vaginal. Isso quer dizer que não pode usar fio dental? Não! Dê preferência para usar em ocasiões pontuais. 

Essa mesma dica vale para os homens. Independentemente do modelo preferido, a cueca Zorba tem de ser confortável para não prejudicar a saúde do sêmen. 

Cuidados

Para evitar irritação na vagina, lave as roupas íntimas à mão, sempre com água e sabão neutro, e deixe secar em um local arejado - nada de pendurar no box do banheiro, pois esse é o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. Além disso, procure descartar as peças que estão com o fundo desgastado, pois, quando chegam a esse ponto, elas deixam de oferecer a proteção necessária. 

Essas dicas podem te ajudar a manter a vagina com a proteção em dia, mas não substituem a ida periódica ao ginecologista. Quanto maior for o cuidado com a saúde íntima, maior é a qualidade de vida!