A dieta do ovo é cada vez mais conhecida, uma vez que se trata de uma dieta com baixo teor de hidratos de carbono e calorias, mas rica em proteína, que ajuda na perda de peso.
O objetivo da dieta do ovo é promover a perda de peso sem sacrificar a proteína necessária para a construção muscular. Como o próprio nome indica, esta dieta dá ênfase ao consumo de ovos como principal fonte proteica.
Mas vamos explicar-lhe como funciona.
Como é a dieta do ovo cozido?
Pois bem, desengane-se se acha que durante o tempo de duração desta dieta só pode comer ovo.
Os alimentos ricos em hidratos de carbono, como pão, massas e arroz, devem ser retirados da alimentação, bem como a maior parte das frutas.
Deve seguir estas regras ao máximo durante 14 dias, que é a duração total da dieta. Mas atenção: apenas pode fazer três refeições diárias — pequeno-almoço, almoço e jantar (isto se quer que esta dieta seja bem-sucedida).
No que concerne as proteínas, é permitido o consumo de ovos, frango, peru e peixe. No grupo das verduras e frutas, pode comer brócolos, espargos, courgette, cogumelos, espinafres e toranja (sim, sabemos que são poucos os alimentos que pode ingerir, mas acredite que vai ter muitos resultados).
Na versão tradicional da dieta do ovo, deve começar o dia com ovos e depois introduzir outra fonte de proteína ao almoço e ao jantar.
Por exemplo, pode comer dois ovos e uma toranja ou dois ovos com espinafres e cogumelos ao café da manhã. Na refeição seguinte, experimente frango com brócolos e ao jantar, peixe com uma salada verde. Entre as refeições é desaconselhada a ingestão de água.
Benefícios do ovo para a dieta?
A verdade é que o ovo pode ser muito benéfico na sua alimentação diária, pois ajuda não só a controlar a saciedade, como também ajuda a perder peso
Por ser rico em vitaminas e oxidantes, o ovo ajuda a combater os radicais livres, além de contribuir para melhorar o sistema imunitário e funcionamento da tiroide. Os adultos saudáveis podem consumir alguns ovos por dia (não mais que 3) pois os mesmos não aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como pensam muitas pessoas.
Rico em proteína, o Ovo representa 20% das nossas necessidades diárias. Além disso, é importante fonte de vitaminas e minerais com apenas 70 calorias, o equivalente a uma fruta média.
Outro item da lista de benefícios desse alimento é seu efeito protetor. O ovo pode ser considerado um alimento com efeito protetor, pois apresenta 1,9g de ácidos graxos monoinsaturados (46,34%), 0,7 de ácidos graxos poliinsaturados (16,48%) – as chamadas "gorduras do bem" – e, uma pequena quantidade de gordura saturada, aproximadamente 1,5g (37,45%).
Por fim, além de ser um alimento completo com 13 vitaminas essenciais e minerais, o ovo é pouco calórico.
Como vê, o ovo pode ser uma ótima forma de se sentir saciada ao longo do dia e manter a sua dieta em pleno funcionamento.