O movimento que promove o cuidado com a natureza e uma rotina sustentável está crescendo cada vez mais, com mais pessoas incluindo itens no dia a dia que colaboram para minimizar os impactos ao meio ambiente. Procurar alternativas ecológicas e que vão contra o consumo desenfreado colabora para a diminuição na produção de lixo, além de reduzir gastos a longo prazo. Uma das áreas com mais opções sustentáveis para incluir na rotina é o setor de beleza, com marcas pequenas e alternativas que ajudam a reduzir o impacto ambiental.
Criar uma rotina de beleza que inclua produtos naturais não é só positivo para o meio ambiente, mas também diminui o risco de contato com compostos químicos usados em produtos de beleza de grandes marcas que podem apresentar riscos para a saúde ou não ser o ideal para determinados tipos de cabelo e pele. No campo de produtos naturais, é possível encontrar uma maior variedade de compostos que se adequam às diferentes necessidade. Confira como tornar sua rotina de beleza mais sustentável.
Alternativa nos produtos de beleza
Por meio das redes sociais, é possível descobrir várias marcas pequenas que são comprometidas com a produção natural de diversos itens de beleza. Entre os itens disponíveis estão maquiagens, produtos de cuidado com a pele e cabelo, e até itens para a casa. Dependendo da marca, são disponibilizadas opções com diferentes ingredientes, específicos para peles oleosa, mistas ou secas, cabelos crespos e cacheados, ausência de certos compostos, entre outros que tornam esses produtos mais democráticos.
Outro benefício das marcas naturais é o cuidado com a embalagem. Reduzir a quantidade de plástico e de papel que vai para o lixo é uma medida importante no cuidado com o meio ambiente, por isso, dê prioridade para empresas que embalam seus produtos em saquinhos de tecido ou caixas que podem ser reutilizadas. Substituir o xampu e o condicionador tradicional por opções em barra também é outra maneira de evitar o uso de embalagens de maneira desnecessária.
Ciclo sustentável
O uso do absorvente íntimo faz parte da rotina de muitas mulheres como um dos itens principais durante o ciclo menstrual. Apesar da sua utilidade, o lixo gerado pelo uso do absorvente descartável não pode ser ignorado. De acordo com o Recicla Sampa, cada brasileira joga no lixo em média 3 kg de absorvente de absorvente por ano, que demoram cerca de 100 a 500 anos para se decompor na natureza. Para tornar os ciclos mensais mais sustentáveis, a dica é procurar uma alternativa para ser usada durante a menstruação.
O coletor menstrual é um dos substitutos mais populares dos absorvente íntimo. Se usado e higienizado corretamente, ele pode durar por até 10 anos, levando cerca de 50 anos para se decompor na natureza. Para quem não se adaptar ao uso do coletor menstrual, é possível testar o uso das lingeries absorventes, que se diferenciam das calcinhas comuns porque retêm o fluxo menstrual e diminuem os riscos de vazamento. Um dos principais benefícios das calcinhas absorventes é sua capacidade de serem reutilizadas após a lavagem, durando cerca de de 3 anos.
Cuidado com a casa
Os conselhos tradicionais de fechar a torneira ao escovar os dentes, manter as luzes apagadas quando não há ninguém no cômodo e reduzir a produção de lixo em casa não devem ser ignorados, já que eles de fato colaboram para um menor gasto de água e energia, além de evitarem um susto na hora de checar as contas da casa. Manter esses pequenos hábitos no dia a dia dá sentido para as mudanças em maior escala, incentivando para que novas atitudes sejam tomadas, como a utilização de uma composteira caseira e o comprometimento com a separação de lixo para reciclagem. Apesar de não estar diretamente ligado à beleza, manter um estilo de vida saudável traz grandes benefícios para a saúde e para a mente, além de ser o primeiro passo para outros hábitos, como uma alimentação mais natural, que reflete na saúde do corpo.