São José dos Campos recebe Feira de Empreendedorismo Estudantil

Cerca de 10 mil pessoas devem visitar os estandes do Empreende Startups Educacionais


São José dos Campos recebe até sexta-feira (23) um dos maiores eventos de empreendedorismo estudantil do Brasil. Cerca de 10 mil pessoas devem visitar os estandes do Empreende Startups Educacionais, localizado nas dependências do Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana.

A abertura da feira promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, contou com apresentação musical de corais das Emef`s Jacyra Vieira Baracho (Jardim Veneza) e Profª Maria de Melo (Parque Industrial).

Cerca de 400 pessoas também acompanharam a assinatura de um convênio entre a Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a continuidade das ações desenvolvidas pelo programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

O JEPP oferece atividades sobre empreendedorismo para alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A parceria, que teve início em 2017, conta também com capacitação para os professores que irão trabalhar teoria e prática com estudantes. Mais de 12.300 alunos e 200 professores já participaram da iniciativa, outros 12 mil serão beneficiados em 2019.

Antes da tradicional cerimônia com a iluminação da árvore que simboliza a abertura oficial do evento, os convidados prestigiaram a palestra "Empreender na Educação: Uma Ponte Para o Futuro", ministrada pelo engenheiro aeronáutico Ozires Silva.

Para Marcelo Queiroz, funcionário público do Estado, a iniciativa vai além das lições em sala de aula. "Essa feira é muito educativa, esse tipo de atividade faz com que crianças e adolescentes possam sonhar, uma oportunidade que nós não tivemos. Por meio dessa feira, a gente consegue observar os alunos buscando formas de produzir e criar e, assim, se tornar excepcionais empreendedores".

Professora aposentada, Iria Silva destacou a retomada do projeto em 2017 como um grande avanço para o município. "São José dos Campos está de parabéns com a retomada do Empreende Startups Educacionais. Eu acredito que o caminho é esse, olhar para o futuro cuidando do presente. Isso é ser empreendedor", concluiu.