São José recebe 1º seminário sobre apadrinhamento afetivo

As crianças e adolescentes incluídos no programa de apadrinhamento afetivo têm entre 10 e 17 anos de idade


A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a Vara da Infância e o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, realiza na próxima segunda-feira (9), na Câmara Municipal, o primeiro seminário do Vale do Paraíba sobre apadrinhamento afetivo para crianças e adolescentes.

O evento "Apadrinhamento afetivo: estratégia privilegiada para o fortalecimento da convivência familiar e comunitária" tem o intuito de orientar e capacitar os profissionais da rede de assistência social que atuam no cuidado e proteção dos direitos da criança e do adolescente para a condução do processo de apadrinhamento junto às famílias interessadas.

Participam as cidades de Caçapava e Jacareí, que também integram o programa.

Sediado em São José, em janeiro, o primeiro encontro do programa contou com a presença de mais de 20 profissionais das três cidades envolvidas.

Conteúdo

As atividades começam às 9h e prosseguem até o fim da tarde. Nelas, serão abordados assuntos como o conceito do apadrinhamento, implementação e gestão do programa, assim como técnicas para a preparação dos padrinhos.

Os trabalhos serão conduzidos pelo Instituto Fazendo História, entidade não-governamental escolhida pelo Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) para capacitar municípios do Estado de São Paulo ao programa de Apadrinhamento Afetivo.

O programa

O apadrinhamento afetivo traz para meninos e meninas acolhidos em entidades assistenciais a oportunidade de um suporte afetivo para além daqueles construídos dentro da instituição, sentindo-se mais apoiados e fortalecidos para a construção de uma vida autônoma.

As crianças e adolescentes incluídos no programa têm entre 10 e 17 anos de idade e perspectiva de longa permanência no serviço de acolhimento.

Referência

O Apadrinhamento busca a construção de laços afetivos com outros adultos, que serão referências ao longo da vida das crianças e jovens participantes.

Coordenado pela Vara da Infância e da Juventude, o programa teve início em São José dos Campos em 2017 e conta com a parceria da Prefeitura, por meio das entidades parceiras.

Mais informações sobre os critérios para se tornar padrinho afetivo de uma criança ou adolescente podem ser obtidos no site da Vara da Infância.