O Sebrae-SP está realizando uma série de ações em solidariedade e apoio aos micro e pequenos negócios na região do Litoral Norte. Cinco carros do Sebrae Móvel, assessores de atendimento, analistas e consultores estão de plantão na região mapeando as necessidades locais e auxiliando os empreendedores a recomeçarem seus negócios.
Mutirão de atendimento - O Sebrae-SP disponibiliza, a partir desta sexta-feira (03/03), cinco unidades do Sebrae Móvel nos locais mais afetados pelas chuvas. Entre sexta e domingo (03 a 05/03), das 9h às 17h, os carros estarão nos seguintes bairros do município de São Sebastião: Praia Barra do Sahy, Praia de Juquehy e Praia da Baleia. Por conta das chuvas que ainda acometem a região, os próximos endereços de atendimento serão informados à população posteriormente. No Sebrae Móvel, além do atendimento em gestão, as pessoas terão orientação jurídica gratuita com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - 136ª Subseção de São Sebastião.
Para quem preferir atendimento por telefone, o Sebrae-SP disponibiliza uma linha de atendimento específica pelo 0800 570 0800. Todas as pessoas que ligarem e forem do Litoral Norte poderão acessar a opção zero para prioridade no atendimento. O Sebrae-SP fará esse atendimento por telefone todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana, 24 horas por dia. Há também a opção do WhatsApp pelo número (11) 3177-4600.
Doações - Os escritórios regionais do Sebrae-SP nas cidades de São José dos Campos, Guaratinguetá, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Santos, Campinas e a Sede, na capital paulista, estão recebendo doações de itens de grande necessidade para auxiliar as vítimas da região. Roupas de cama, travesseiros, lençóis, toalhas, absorventes, materiais de limpeza e carne seca podem ser doados.
Além destes itens, o Sebrae-SP e a Associação dos Funcionários do Sebrae (AFSebrae) firmaram uma parceria para ampliar a corrente de solidariedade. As pessoas interessadas em ajudar também podem fazer doações via Pix por meio da AFSebrae (chave Pix 66.867.904/0001-27 - Associação dos Funcionários do Sebrae-SP - Banco do Brasil).
A verba arrecadada será revertida na compra de itens de urgência e realizada em micro e pequenos negócios do próprio Litoral Norte. A ideia é auxiliar aqueles que mais precisam no momento fazendo a economia girar dentro da própria região - uma corrente do bem que une solidariedade e fomento ao desenvolvimento local.
Mapeamento - a ideia é entender, em detalhes, a quantidade de pequenos negócios prejudicados, ramos de atividades, nível de impacto, e a estimativa de prejuízo e investimento necessário para recomeçar. Com estes dados, o Sebrae-SP dará início a uma corrente de cooperação envolvendo a própria entidade e parceiros do Estado de São Paulo.
Orientação a crédito - O Sebrae-SP não opera linhas de crédito, mas oferece atendimento de orientação a crédito por meio de assessores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Os profissionais vão entender as necessidades dos pequenos negócios e auxiliá-los no planejamento para solicitação do crédito, bem como orientá-los à linha que mais atenda aos objetivos mapeados. Além das novas linhas da Desenvolve SP e do Banco do Povo, há também opções no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Fintechs.
Nosso foco prioritário será na atuação junto ao Banco do Povo Paulista. O Banco do Povo é um programa de microcrédito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo, operado através de agentes de crédito das Prefeituras Municipais parceiras do programa.
Todas as informações sobre a atuação do Sebrae-SP na região, assim como mais detalhes sobre as doações, pontos de coleta, chave PIX e atendimentos podem ser encontradas no site https://contato.sebraesp.com.br/sos/.