Criatividade, flexibilidade e inovação são características que ajudam a atrair o cliente (Foto : Arquivo AgoraVale)A unidade educacional do Senac Pindamonhangaba, sempre voltada para a capacitação de profissionais para atuarem no comércio, disponibiliza o curso de curta duração Vitrinismo Básico para o Varejo. A escola ensina a desenvolver promoções convidativas para aumentar o faturamento e, com o frio ainda longe de acabar, o comércio está a todo vapor com as liquidações de inverno.
Segundo, Priscila Pacca e Silva, docente da área de arquitetura e urbanismo do Senac Pindamonhangaba, um dos segredos para o sucesso nas vendas pode estar na própria vitrine! Criatividade, flexibilidade, maleabilidade e inovação são características que ajudam a atrair o cliente e aumentar o faturamento.
Ela orienta que o comerciante ou o profissional que atua no comércio deve ter uma atenção especial com o visual da loja, porém, sem perder a identidade dela, principal fator responsável pela fidelidade dos clientes.
“Também é importante levar em consideração se os produtos anunciados têm em estoque, em virtude de não virar uma propaganda enganosa e os funcionários terem que informar ao cliente que a peça anunciada está em falta ou trata-se da última disponível”, alerta.
Outro aspecto que merece atenção, de acordo com a docente do Senac, é conhecer as técnicas de composições e exposições de produtos. Fazer um levantamento do objetivo da promoção, público-alvo, produtos, investimentos, concorrência e elaboração de calendário permite explorar o potencial de mercado e o perfil dos clientes.
Priscila destaca que ser criativo é fundamental para ampliar o volume de vendas, entender o comportamento de compra do consumidor e atender às necessidades tanto do lojista, quanto do público-alvo. “Além disso, procurar a formação em vitrinismo permite atuar tanto no varejo quanto no próprio negócio”.