Sesc São Paulo inicia campanha para atrair novos doadores para o programa Mesa Brasil
O programa Mesa Brasil do Sesc São José dos Campos procura doadores na região do Vale do Paraíba para atuar em meio à crise causada pelo novo coronavírus e ampliar a oferta de produtos e alimentos para distribuição
Embora suas unidades permaneçam fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus, o Sesc São Paulo, após distribuir 26 toneladas de alimentos provenientes dos estoques de suas Comedorias, dá continuidade às operações do Mesa Brasil em regime especial. O programa, criado há 25 anos, atua como um banco de alimentos, realizando a coleta entre empresas doadoras e a distribuição a entidades assistenciais, com o objetivo de complementar refeições. A partir de agora, passa a oferecer também produtos de higiene pessoal e limpeza.
Entre as principais alterações está o fato de que as instituições sociais cadastradas, mesmo que estejam atendendo normalmente aos assistidos, poderão optar por estender esse atendimento e realizar as entregas, em forma de cestas básicas, diretamente às famílias do entorno que estejam em situação de vulnerabilidade, não sendo mais exigida a exclusividade da distribuição apenas entre indivíduos assistidos pelo projeto. A orientação também inclui celerizar a assistência às instituições que já aguardam em fila de espera. Os caminhões que operam a logística de arrecadação e distribuição seguirão atendendo a todas as demandas de entrega e retirada.
Funcionários do Mesa Brasil que fazem parte do grupo de risco permanecem afastados. As unidades do Sesc envolvidos na operação adotaram os protocolos em acordo com os cuidados determinados pelas autoridades de saúde em precaução à disseminação do novo coronavírus.
A medida se dá devido à responsabilidade institucional do Sesc São Paulo frente ao cenário de insegurança alimentar e nutricional observado nas instituições sociais que atendem a populações vulneráveis, como moradores de ruas, famílias de estratos sociais mais baixos entre outras.
CAMPANHA
Uma campanha para atrair novos doadores também começa a circular por canais impressos e digitais. Centrais de abastecimento, supermercados, atacadistas, padarias, confeitarias, feiras livres, indústrias, cerealistas e outros que queiram realizar doações podem acessar o site mesabrasil.sescsp.org.br para obterem informações sobre como participar.
Programa Mesa Brasil Sesc São José dos Campos
Atualmente, o programa atende 44 instituições em São José dos Campos e região e conta com 44 instituições doadoras de São José dos Campos, Jacareí e Caçapava, atendendo 4016 pessoas.
Desde o início do afastamento social, o Mesa Brasil do Sesc São José dos Campos coletou 10 toneladas de alimentos, que foram distribuídas para as instituições LBV, de São José dos Campos e Lar Fabiano de Cristo, de Caçapava, totalizando 1.117 pessoas assistidas.
Quem tiver interesse emse cadastrar como doador do Programa Mesa Brasil do Sesc São José dos Campos pode enviar um e-mail para mesa@sjcampos.sescsp.org.br ou entrar em contato pelo telefone 12.3904-2041.
"Entendemos que a instituição deve, principalmente neste momento, cumprir seu papel de responsabilidade social, mantendo o atendimento às instituições e ofertando alimentos e produtos de higiene que são necessários num momento tão instável e frágil, no que diz respeito a direitos humanos elementares", afirmou o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.