O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos lança, nesta quinta-feira (19), às 18h, um documentário que narra na perspectiva dos sindicalistas a trajetória de luta das pessoas que perderam o emprego na demissão em massa anunciada em setembro pela Embraer.
O vídeo "Embraer, fábrica de injustiças" será lançado nas redes sociais, com histórias contadas pelos próprios trabalhadores. São relatados casos de assédio moral, desrespeito aos direitos trabalhistas e demissão de funcionários que ficaram com a saúde comprometida em razão das condições de trabalho na fábrica.
Com o lançamento do vídeo, o Sindicato pretende levar para a sociedade a discussão sobre as injustiças cometidas pela Embraer contra seus trabalhadores. A produção tem pouco mais de 20 minutos e faz parte da campanha pelo cancelamento das 2.500 demissões.
"O vídeo expõe fatos que só quem trabalha na Embraer conhece. Essa é uma empresa que, mesmo recebendo dinheiro público, age com desrespeito à saúde e aos direitos dos trabalhadores. Uma fábrica desse porte não pode agir de forma tão leviana e gananciosa, por isso, essa história precisa ser conhecida", concluiu o diretor do Sindicato, Herbert Claros.