Cerca de 250 detentos do Vale do Paraíba foram aprovados no Enem 2021, entre eles a detenta Suzane Von Richthofen.
Condenada a 39 anos de prisão pela morte dos pais, Richthofen pela quarta vez, obteve nota para pleitear uma vaga no ensino superior. Em 2020, tentou cursar Turismo em Campos do Jordão, mas não recebeu aval da Justiça para frequentar aulas.
No Vale do Paraíba, participaram da última edição do Enem PPL (pessoas privadas de liberdade), reeducandos de 10 unidades prisionais. A preparação dos detentos, foi proporcionada pela SAP, com um cursinho preparatório de 160 horas de aulas a distância.
Donizetti de 37 anos, é cozinheiro na Penitenciária 1 Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra de Tremembé, e com a aprovação do Enem, sonha em estudar gastronomia e se profissionalizar, tornando-se um chefe de cozinha.
"Quero e vou sair daqui uma nova pessoa. Eu irei retornar para a sociedade e para a minha família com a sensação de que aprendi e amadureci", garante ele, que concluiu o Ensino Médio na penitenciária.
Os resultados do exame, poderão ser usados para inscrições no Ensino Superior no segundo semestre deste ano, a partir do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).