Estudo realizado pela empresa de consultoria Urban Systems e publicado pela revista Exame classificou Taubaté como a 44ª melhor cidade do Brasil para fazer negócios em 2019.
A classificação de Taubaté representa um salto de 13 posições em relação ao ranking do ano passado, quando a cidade ficou em 57º lugar.
O ranking da Urban Systems, que está em sua 6ª edição, avaliou 317 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.
No estudo, são avaliados indicadores em infraestrutura, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e capital humano. Esses aspectos são considerados essenciais para a evolução dos negócios em uma cidade.
O avanço de posições de Taubaté neste ranking teve como destaque o segmento de infraestrutura. Este indicador está condicionado às facilidades proporcionadas ao desenvolvimento de empresas e negócios nas cidades, a exemplo de saneamento, transporte, telecomunicações e energia. Pela primeira vez, Taubaté aparece entre os 20 melhores municípios do Brasil.
Iniciado em dezembro de 2017, o programa Acelera Taubaté garante o suporte a este indicador com um conjunto de obras destinado à melhoria das condições de acesso ao transporte público e ao fluxo do tráfego urbano por meio de infraestrutura viária, mobilidade urbana, segurança pública e conservação de áreas verdes.
Outro indicador em destaque é o de desenvolvimento econômico. Taubaté não pontuou neste segmento em 2018 e aparece em 2019 na 74ª posição. Em sua composição entram a balança comercial, diversidade econômica, crescimento de empresas e geração de empregos na indústria e serviços, entre outros.
O estudo da Urban Systems lança um alerta para dois indicadores. No quesito desenvolvimento social, Taubaté ocupava a 10ª posição e atualmente é a 26ª cidade. O ranking de desenvolvimento social mede o reflexo do desenvolvimento de negócios na cidade sobre a população local, por meio de indicadores sociodemográficos, de educação, saúde e segurança.
E no indicador capital humano a cidade passou da 40ª para a 62ª posição. São analisadas nessa composição questões sociodemográficas, econômicas e do setor de educação, em diferentes níveis de ensino.
Síntese: Melhores Cidades para fazer Negócios - edição 2019