Taubaté fica com primeiro lugar do RMVale no Programa Município Verde Azul

Município saiu da 70ª colocação em 2018 para o 45º lugar em 2019


Nesta quinta-feira, dia 5 de março, representantes da Prefeitura de Taubaté receberam do governador João Dória o troféu Franco Montoro para os municípios líderes do ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.
Taubaté atingiu sua maior pontuação (87,76), saindo da 70ª colocação em 2018 para o 45º lugar. Isto garantiu ao município o primeiro lugar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale).

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Participam do PMVA 613 municípios que colocam em prática 85 tarefas divididas em 10 diretrizes da agenda ambiental local coordenada por um interlocutor, com abrangência de temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. Para incentivar a prática destas atividades, o programa atribui notas de zero a 100 ao resultado das ações realizadas no município durante um ano.

Taubaté melhorou expressivamente em Resíduos Sólidos, Esgoto Tratado, Conselho Ambiental, Qualidade do Ar e Uso do Solo. Entre as ações desenvolvidas em 2019, destacam-se: Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, Plano de Arborização Urbana, Plano de Controle de Erosão, diversos mapeamentos realizados, ações da coleta seletiva, ações de educação ambiental, qualidade na gestão dos resíduos sólidos e do saneamento básico, implantação das usinas de tratamento de resíduos da saúde e de compostagem de resíduos orgânicos, além da iluminação de LED.

A participação do município no programa é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).

Nota final - Taubaté:

2017: 59,05 (121º lugar)

2018: 80,50 (70º lugar)

2019: 87,76 (45º lugar)