Os trabalhadores da fábrica Novelis, em Pindamonhangaba, estão fazendo uma paralisação nessa quinta-feira (7), para protestar contra o excesso de jornada de trabalho. O Sindicato dos Metalúrgicos afirma que tem recebido muitas denúncias de que a jornada diária de 12 horas tem sido algo constante em diversos setores da fábrica.
Para o sindicato, a sobrecarga de trabalho é resultado da falta de efetivo na unidade. No setor de Refusão, por exemplo, onde deveria ter 25 operadores por turno na área de "Holder", tem apenas 18. De acordo com a entidade, a fábrica retirou um turno inteiro e submeteu esses funcionários a uma jornada diária de 12 horas.
"A gente está citando a Refusão, mas várias áreas estão assim. Dá mais de 60 horas na semana, totalmente ilegal. É absurdo. Com uma jornada tão pesada, com turno de revezamento, que já é desgastante, fazendo uma atividade exaustiva, em local perigoso, o risco de um acidente grave acontecer é altíssimo. A Novelis lucra tanto, mas nem adequa o seu efetivo", disse o presidente do sindicato André Oliveira.
No último sábado (2), um acidente de trabalho ocorreu na Refusão, com vazamento de toneladas de metal líquido pelo chão da fábrica, mas ninguém se feriu. Um mês atrás, durante manutenção no setor de Laminação a Quente, também houve acidente após a administração insistir em utilizar uma talha de baixa capacidade para levantar uma peça do laminador. A talha arrebentou e feriu três funcionários. Eles precisaram receber atendimento médico, mas passam bem.
No último relatório financeiro, a Novelis apresentou o resultado anual que se encerrou em maio. A empresa teve aumento de 19% no Ebitda (lucro já descontado impostos e depreciações) e chegou a R$ 10 bilhões, o dobro do que ela lucrou cinco anos atrás.
O ato também pressionou a bancada patronal do Sindicel pela Campanha Salarial. Apesar da pauta já ter sido entregue, ainda não ocorreram reuniões. A data-base da categoria é 1º de setembro.
Em nota oficial divulgada pela empresa, a Novelis alegou que a segurança dos funcionários é prioridade. Confira a nota na íntegra:
"A Novelis confirma a ocorrência de manifestação do Sindicato dos Metalúrgicos em Pindamonhangaba/SP, hoje (07/07) pela manhã, a qual já foi finalizada e não impactou a produção. O acesso à fábrica está regularizado.
A Novelis, líder global em laminados e reciclagem de alumínio, é uma empresa com padrões rígidos de conformidade, gestão e segurança, seguindo fielmente as normas vigentes em nosso país e com procedimentos até mais rigorosos. Como sempre fez, respeita as atividades desenvolvidas pelas entidades de classe, bem como preza pelo diálogo transparente e sincero, de forma pacífica e organizada.
A Novelis reforça que a segurança do trabalho, a integridade e a saúde de seus profissionais são prioridades para a companhia e um compromisso inegociável."