Se você é uma pessoa curiosa, que gosta de ler e escrever e é muito comunicativa, o curso de jornalismo tem tudo a ver com você.
Este curso atrai pessoas que gostam de estar sempre dentro das principais novidades e que tem facilidade em se expressar e tem objetividade.
Para ser jornalista não é exigida necessariamente a graduação em Jornalismo. Isso faz com que muitas pessoas fiquem na dúvida sobre cursar Jornalismo.
Estrutura básica do curso
O curso de Jornalismo trata sobre várias nuances da comunicação, tendo todo o embasamento teórico focado em teorias comunicacionais.
O aluno do curso é preparado para dominar os meios de comunicação orais e escritos, estudando matérias como português, teorias de comunicação, filosofia e antropologia, além de matérias bem específicas, focadas em metodologias de comunicação e nichos de trabalho para o jornalista.
Um bom jornalista também deve investigar e divulgar fatos e informações de interesse público e para isso ele deve estar atento ao mundo que o cerca e buscar a história onde ela estiver Por isso, o faro jornalístico é fundamental.
Também é importante saber usar a linguagem e abordagem correta, adequada para o tipo de público e o tipo de informação que se quer passar.
O foco do curso é formar um profissional completo, que seja capaz de se comunicar com a maior clareza objetividade possíveis, podendo descrever fatos e histórias para todos os tipos de público, elaborando conteúdos adequados para as mais diversas plataformas de comunicação.
A oportunidade de estudar Jornalismo com uma bolsa de estudos na UVA ajuda quem quer se lançar nesta carreira.
Mercado de trabalho
Apesar de ser possível exercer a atividade de jornalista sem um diploma específico nesta área, o mercado costuma preferir pessoas que tenham formação acadêmica específica, mesmo sem haver regulamentação.
Isso porque o curso dá muitas ferramentas e desenvolve as habilidades de comunicação, qualidades apreciadas pelo mercado.
Os jornalistas podem atuar em várias vertentes de atuação, se aprimorando na comunicação oral ou escrita, por exemplo. As plataformas de comunicações tradicionais de modo geral têm mercados bastante concorridos, mas é possível trabalhar em rádio, televisão ou mídia impressa (como jornais, revistas e editoras).
Focar em um nicho específico de mercado, buscando uma maior especialização também pode ser um dos caminhos.
O jornalismo digital tem aberto muito espaço para os profissionais em comunicação, através de plataformas de conteúdo, aplicativos e outras ferramentas de comunicação pela internet. Trabalhos como autônomo ou freelancer são muitos comuns neste meio, produzindo conteúdos sob demanda.
É possível também trabalhar com assessoria de imprensa e comunicação empresarial, desenvolvendo canais de comunicação entre a empresa e suas partes interessadas e elaborando estratégias de comunicação internas e externa.
Vale a pena?
Investir numa graduação sempre vale a pena, ainda mais se é um curso que você gosta.
Se você se identifica com um perfil arrojado, curioso, objetivo, comunicativo e gosta de divulgar e comunicar fatos, este curso tem a ver com você.
Apesar da questão da falta de regulamentação, o mercado de trabalho é amplo e tem sido impulsionado pela comunicação digital e pela comunicação empresarial.