A Vigilância Sanitária de Caçapava informou, nesta quarta-feira (10), que recebeu a denúncia de um lojista sobre uma ligação suspeita de um homem se passando por chefe da Vigilância Sanitária, o que não é de fato. Para evitar qualquer tentativa de golpe, os donos de estabelecimentos comerciais devem ficar atentos.
O Município conta com sete autoridades sanitárias, sendo dois fiscais sanitários. Esses agentes se apresentam com crachás da Secretaria de Saúde/ Vigilância Sanitária. Nenhum agente emite boleto para pagamento de multa, ou recebe qualquer valor em dinheiro.
A primeira visita a um estabelecimento em que haja alguma inconformidade sanitária gera um auto de infração, em que o responsável tem até 15 dias para defesa ou adequação. Dependendo da gravidade pode haver a interdição imediata do estabelecimento. A reincidência da infração resulta em multa, que é gerada pela Sessão de Rendas da Secretaria de Finanças do Município e deve ser paga presencialmente no setor. A Vigilância Sanitária também não realiza abordagens por telefone.
O comerciante que receber qualquer ligação de pessoa que se identifique como sendo da Vigilância Sanitária deve denunciar pelo telefone (12) 3652-2088. Nas visitas, o responsável pelo estabelecimento também deve observar a identificação do agente por meio do crachá e, caso haja alguma desconfiança sobre a postura deste, o mesmo número deve ser acionado.