Volkswagen anuncia produção do Gol exclusivamente na fábrica de Taubaté

Montadora também celebra a marca de 8 milhões de unidades produzidas do modelo


Montadora também celebra a marca de 8 milhões de unidades produzidas do modelo



A Volkswagen anunciou que o modelo Gol será produzido exclusivamente na unidade de Taubaté a partir do fim de julho. A informação foi divulgada pelo presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul, David Powels, durante evento comemorativo das 8 milhões de unidades do carro produzidas no país, que aconteceu na quarta-feira (5).

A fabricação do Gol era compartilhada com a unidade de Anchieta, em São Bernardo do Campo, que agora receberá outros modelos em sua linha, o Polo e o sedã Virtus, que dividirão a linha de produção com Saveiro e Saveiro Cross.

Segundo David Powels, a produção exclusiva em Taubaté ajudará a fábrica a ser mais competitiva e capaz de manter os empregos. "Com essa transferência, conseguiremos produzir mais carros em Taubaté, mas não vamos ter possibilidade de contratar pessoas no momento. Nós temos em geral uma situação de mercado complicada, mas acreditamos em uma retomada no próximo ano, e então podemos pensar em aumentar nossa grade de funcionários. Essa transferência vai nos ajudar no objetivo de não demitir e melhorar nossa produtividade em geral", ressalta Powel.

Agora, a fábrica de Taubaté contará com três automóveis exclusivos: Gol, up! e Voyage. O executivo afirma que são três modelos de grande volume e representatividade nas exportações, e acredita que isso ajudará na redução da ociosidade na unidade. A capacidade produtiva da fábrica é de 1.300 unidades por dia e, no momento, são fabricados em torno de 900 carros por dia, desse número são 460 no modelo Gol.

Para o prefeito de Taubaté, Ortiz Junior, a produção exclusiva do Gol na cidade é muito importante para o aumento da arrecadação de impostos e esperança para a criação de novos empregos futuramente.

"Do bolo orçamentário de Taubaté, 50% vem de ICMS e outros impostos da indústria. E a mais importante da cidade, a que mais emprega, mais produz e mais contribui com valor de ICMS, é a Volkswagen", disse o prefeito. "O Gol não é só um ícone nacional, mas um marco na história da fábrica de Taubaté. E sempre acreditei que uma das retomadas dessa unidade, para voltar a gerar lucros e empregos, seria com a produção do modelo totalmente aqui. Um dos veículos mais comprados e exportados do país, será produzido com a alma taubateana", comemora.

O Gol é o modelo mais produzido e exportado da história do Brasil. Das 8 milhões de unidades produzidas, 6,6 milhões foram comercializadas no Brasil e 1,4 milhão foram exportadas para mais de 60 países, sendo os principais mercados Argentina e México. A fábrica de Taubaté é responsável pela produção de 4,9 milhões de unidades, o modelo começou a ser produzido ali em 1980.