Volkswagen é a marca com maior crescimento em 2018

Maior produtora de veículos da história do país também registrou um aumento de 6,2% na produção em 2018, em relação a 2017


O Virtus encerra o ano com 41.683 unidades vendidas e como o carro mais premiado do BrasilO Virtus encerra o ano com 41.683 unidades vendidas e como o carro mais premiado do Brasil (Foto : Volkswagen do Brasil)

A Volkswagen terminou o ano que passou como a montadora com maior crescimento em market share, com 2,3 pontos percentuais a mais que em 2017, chegando a cerca de 15%. Em 2018, ano em que completou 65 anos no Brasil, as vendas da Volkswagen aumentaram 35% em relação a 2017, chegando a 366.911 unidades.

Com mais de 23 milhões de unidades fabricadas desde 1953, a maior produtora de veículos da história do país também registrou um aumento de 6,2% na produção em 2018, em relação a 2017. O desempenho foi puxado pela boa performance da marca principalmente no mercado interno e pela atuação em países como Chile e Paraguai

O Gol, que passou a contar com transmissão automática no ano passado, liderou as vendas da marca no País, com 77.622 unidades; o Polo foi o segundo modelo mais vendido da VW, com 69.583 unidades, sendo que mais da metade são versões com motor 1.0 TSI.

Outros dois modelos que se destacaram em 2018 foram Amarok e Tiguan. Impulsionada pela grande aceitação da versão com motor V6, a Amarok teve 18.767 unidades comercializadas, 56% mais em relação a 2017. Já o Tiguan Allspace registrou 5.773 unidades vendidas, resultado quatro vezes maior que o desempenho do modelo em 2017. Ambos fecharam 2018 na vice-liderança em suas respectivas categorias, picape média e SUV premium. 

Lançado em janeiro, o Virtus encerra o ano com 41.683 unidades vendidas e como o carro mais premiado do Brasil. O modelo, concebido para atender as necessidades dos clientes da região SAM (América do Sul, Central e Caribe), conquistou até agora mais de 20 prêmios, entre eles alguns dos mais prestigiados da imprensa nacional, como o de 'Carro do Ano', da revista Autoesporte, 'Melhor Compra' e 'Os eleitos', da revista Quatro Rodas e 'Melhores do Ano', do Jornal do Carro.

"O ano de 2018 marca a consolidação da estratégia da Nova Volkswagen com a maior ofensiva de produtos da nossa história. Lançamos 11 modelos novos e, agora em 2019, manteremos o ritmo forte com o T-Cross, produzido em nossa fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná, que chega para competir no segmento que mais cresce no País, o de SUVs", afirma o Presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si.