A Volkswagen apresentou nesta semana o Novo Polo. O carro chegará ao mercado brasileiro com classificação máxima nos testes realizados pelo Latin NCAP, que avalia carros novos vendidos na América Latina e Caribe, sendo um dos compactos premium mais seguros à venda no Brasil, com 5 estrelas na proteção para adultos e crianças. O modelo custará a partir de R$ 49.990.
Os testes do Latin NCAP incluem análise de impacto frontal, impacto lateral e impacto lateral contra poste. A classificação da proteção infantil é oferecida por meio da avaliação do comportamento dinâmico dos sistemas de retenção infantil (as "cadeirinhas de criança") nos testes frontal e lateral, além da facilidade e segurança na instalação desses dispositivos.
Adicionalmente, o Latin NCAP atribuiu ao Novo Polo o Advanced Award, destinado a veículos que atendem critérios de proteção a pedestres - o Volkswagen é o primeiro modelo comercializado no Brasil a receber esse prêmio.
Leve, eficiente e seguro O Novo Polo foi construído sobre a Estratégia Modular MQB da Volkswagen, o conceito mais moderno para o desenvolvimento e produção de veículos no mundo. Assim, o modelo é maior, mais seguro e equipado do que o Polo fabricado e vendido anteriormente no Brasil, além de ser mais leve em comparação ao antecessor (44kg a menos).
A combinação de baixo peso e segurança elevada foi possível com a adoção de tecnologias inovadoras de fabricação, uso de materiais de baixo peso e downsizing de motores (que também têm seu peso reduzido graças à aplicação de alumínio). Mais de 50% da estrutura da carroceria do Novo Polo é formada por aços especiais, de alta e ultra-alta resistência e conformados a quente.
A estrutura do assoalho, na Estratégia Modular MQB, possui grande aplicação de aço conformado a quente, extremamente forte – cerca de quatro vezes mais forte que uma chapa de aço convencional - colabora para reduzir o peso do veículo, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho do veículo em testes de colisão, aumentando a segurança na cabine. O aço conformado a quente está em 18,5% da estrutura do Novo Polo.
Todas as versões do Novo Polo são equipadas com quatro airbags - dois dianteiros e dois laterais. De grandes dimensões, as bolsas laterais protegem para cabeça e tórax e restringem o movimento do corpo durante um impacto, elevando significativamente a segurança dos ocupantes.
Menor índice de reparabilidade do Brasil A Volkswagen é a marca com os melhores índices de reparabilidade do País, de acordo com o ranking Car Group 2017, do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). E o Novo Polo chega para reforçar a estratégia de baixo custo de manutenção – o modelo obteve o melhor índice geral de reparabilidade entre todos os veículos participantes, com classificação 10, a mesma do up! e do cross up!.
Preços e modelos O Novo Polo chega ao mercado brasileiro para competir espaço com novos hatches premium, como Chevrolet Onix e Fiat Argo. O veículo será vendido nas lojas a partir de novembro, mas a pré-venda começa a partir de segunda-feira nas concessionárias Volkswagen, exceto a versão topo de linha.
O modelo chegará ao mercado nas versões Polo (1.0 aspirado, câmbio manual) - R$ 49.990; Polo MSI (1.6 aspirado, câmbio manual) - R$ 54.990; Polo 200 TSI Comfortline (1.0 turbo, câmbio automático) - R$ 65.190; e Polo 200 TSI Highline (1.0 turbo, câmbio automático) - R$ 69.190. Todos com itens opcionais.