Robô captura imagem que aparenta ser um arco-íris em Marte

Robô Perseverance da NASA explora o solo marciano desde fevereiro e registrou esse fenômeno


Foi capturado pelo robô Perseverance da Nasa, um fenômeno considerado impossível em Marte. O robô que vem explorando o local desde fevereiro, capturou a imagem de um "arco-íris" no céu.

Na verdade, a aparição de um arco-íris, acontece por causa da refração da luz solar nas partículas de água suspensas na atmosfera e como Marte possui uma atmosfera fina e gelada, não há possibilidade de haver água em estado líquido circulando livremente pelo ar.

Após grande repercussão nas redes sociais, os internautas criaram diversas teorias conspiratórias tentando explicar o fenômeno. Mas pesquisadores da Nasa, explicaram que o fenômeno registrado não era exatamente um arco-íris, e sim um reflexo de lente muito comum, o lens flare.

Esse fenômeno ocorre quando a luz bate diretamente sobre uma lente de câmera em um ângulo oblíquo e se espalha pela superfície de vidro, o que causa o registro de uma luz brilhante, geralmente em forma de gota ou círculos.

A imagem foi capturada pela câmera traseira da sonda, que serve para identificar possíveis perigos na rota de movimentação do veículo. Essa câmera, chamada HazCam, faz parte do sistema autônomo de movimentação da Perseverance.