A Biodiversidade tem um papel importante no bem-estar da sociedade e na qualidade de vida das pessoas, ao prover produtos básicos e serviços ecossistêmicos, tais como manutenção dos biomas, purificação do ar e da água e regulação do clima. E para debater sobre os mecanismos de proteção da biodiversidade frente à crise ambiental, uma mesa redonda será realizada na terça-feira (24), das 13h30 às 15h, durante o 31º Encontro Técnico AESabesp.
Com o tema "Biodiversidade: cenário brasileiro", a mesa redonda terá a coordenação de Alzira Amâncio Garcia, da comissão organizadora do evento, e moderação de Alceu Segamarchi Junior, diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente. E terá como palestrantes: Eduardo Trani, sub-secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Rafael Soares de Arruda, Dr. Em Ciências Biológicas e professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); e Keila Rêgo Mendes, coordenadora geral de Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade - CGPEQ do ICMBio.
O objetivo da mesa redonda é discutir a crise ambiental em que um grande número de espécies está à beira da extinção, enquanto as temperaturas globais continuam aumentando. Este cenário demanda a busca de soluções que oferecem a melhor maneira de alcançar o bem-estar humano e proteger o planeta.
Realizado pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), o Encontro Técnico AESabesp é o maior congresso de saneamento e meio ambiente da América Latina. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, este ano o evento ocorrerá de 24 a 26 de novembro, por meio de plataforma digital, e reunirá importantes nomes do setor, aliando conhecimento técnico com interatividade.
A edição 2020 do congresso traz como tema central "Saneamento ambiental: inclusão social para a cidadania". Serão três dias e mais de 20 horas de evento online, com 12 mesas redondas, 5 painéis de discussão, 15 palestras comerciais e 98 apresentações de trabalhos técnicos, nas quais o público poderá interagir, debater e trocar experiências.