Mais de 4.440 pessoas participaram da votação que elegeu 10 conselheiros tutelares para atuarem em Pindamonhangaba durante o mandato de 2024 a 2028. A eleição ocorreu no domingo, 1 de outubro, em cinco escolas diferentes: EM Prof. Arthur de Andrade (Cidade Nova), EM Profª Isabel do Carmo Nogueira (Crispim), EM Profª Gilda Piorini Molica (São Judas) e EM Profª Raquel de Aguiar Loberto (Vale das Acácias). Pela primeira vez, a eleição contorno com o uso de urnas eletrônicas.
Em Pindamonhangaba, serão eleitos 10 conselheiros tutelares titulares e seus respectivos suplentes, que serão distribuídos nos dois conselhos tutelares, no centro e em Moreira César.
Mesmo com o voto não sendo obrigatório, 4.449 pessoas exerceram a cidadania para escolher os novos membros do Conselho Tutelar, que serão empossados ??no dia 10 de janeiro de 2024.
A secretária adjunta de Assistência Social, Thais Batista do Carmo, ressaltou que "o resultado é provisório, pois ainda cabem recursos, e existem outras etapas do processo eleitoral, como capacitação e estágio. É um processo que ainda não terminou, mas tudo tem ocorrido dentro da normalidade".
A secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda, informou que a eleição ocorreu de forma tranquila e expressou sua satisfação com a participação da população de Pinda. Ela destacou que a votação teve uma participação inédita, demonstrando o quanto a população entende a importância do Conselho Tutelar. Ana Paula agradeceu a todos que desenvolveram para o sucesso da eleição em Pindamonhangaba, incluindo o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o Ministério Público, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), as polícias, as equipes da Assistência Social, da GCM (Guarda Civil Municipal), do Departamento de Trânsito, da Educação e do Departamento de Comunicação, bem como todos os funcionários e voluntários que trabalharam incansavelmente no domingo.
Os dez conselheiros eleitos serão responsáveis ??pela proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes do município. A secretária de Assistência Social parabenizou os eleitos e expressou a esperança de que cumpram seu papel com responsabilidade e comprometimento, considerando a importância do Conselho Tutelar para o município.
Eleitos:
Maria Helena Vila Nova - 799 votos
Lucilene Mendes da Silva Alves Bicudo - 574 votos
Ana Carolina Honorato Silva - 452 votos
Cristiane Ap. dos Santos Marques de Oliveira - 445 votos