A EDP atende incidentes causados pelas chuvas na região do Vale do Paraíba e no Litoral Norte

A distribuidora reitera as diretrizes de segurança, enfatizando a importância de que as pessoas nunca se aproximem de cabos danificados ou fios caídos.


A EDP completou 24 horas de atendimento ininterrupto a ocorrências que impactaram cidades do Vale do Paraíba e do Litoral Norte após as fortes chuvas registradas na tarde de sexta-feira (3).

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a linha de instabilidade gerada pela chegada de uma frente fria ocasionou tempestades com fortes ventos e descargas elétricas. Boletim divulgado pela Climatempo indica que a linha de instabilidade percorreu cerca de 300 km de distância, entre a divisa com o Paraná e a capital paulista, em cerca de 3 horas, a uma velocidade média de 100km/h.

Até o momento, foram registradas 1.148 ocorrências em toda a região, o que elevou o nível de criticidade nos atendimentos comparado a um dia normal de atuação.

No Vale, as cidades que ainda somam mais ocorrências são Guaratinguetá, Lorena e Taubaté. Em Guaratinguetá, por exemplo, os bairros mais afetados são Pedregulho, Santa Rita e Capituba. Em Lorena, os bairros com mais registros são Horto Florestal, Santo Antônio e Vila Portugal. Os bairros com maior quantidade de ocorrências em Taubaté são Itapiru, Jaboticabeira e Jardim Continental III.

No Litoral Norte, São Sebastião é a cidade que acumula o maior número de ocorrências. Os bairros que seguem mais afetados são Camburi, Jaraguá e Cigarras.

Os principais reparos estão relacionados a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.

Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente à hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados.

Parte dos trabalhos é realizada em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso.

Boletim divulgado pela Defesa Civil paulista às 15h deste sábado informa que não há, até esse momento, previsão de novas tempestades e vendavais para esse final de semana.

Ainda assim a EDP reforça as recomendações quanto à segurança, para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento. Caso haja dificuldade de contato pelo 0800, os canais digitais também podem ser acessados: